Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação para as Relações Étnico-Raciais ( ECH17751 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Analisar a produção social e histórica do racismo na educação brasileira; - Conhecer o processo histórico de educação da população negra no Brasil; - Examinar o conceito de raça social como categoria de análise na educação; - Desconstruir estereótipos e estigmas produzidos contra o negro na educação brasileira;

Ementa
Relações étnico-raciais e políticas afirmativas no contexto brasileiro. Relações étnicoraciais, identidade e gênero na educação brasileira. Escola, currículo e a questão étnico-racial na educação básica. A formação de profissionais da educação para a diferença étnico-racial. Cosmovisões e Epistemologias Africanas, Indígenas e Afrobrasileiras. Raízes históricas e sociológicas da discriminação contra o negro e o indígena na educação brasileira.

Bibliografia
CORREA, Maria Aparecida Santos; RODRIGUES, Alexsandro; SISS, Ahyas. Africanidades: produções identitárias e políticas culturais. Vitória: Edufes, 2013. BAZÍLIO, Luís Cavalieri; KRAMER, Sônia. Infância. Educação e Direitos Humanos. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006. MOORE, Carlos. Racismo Sociedade: Novas Bases epistemológicas para entender o racismo. – Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, (2005). Brasília: MEC/Secad. CAVALLEIRO, Elaine dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005. EPEIA - Dossiê Mulheres Negras. Disponível em: file:///C:/Users/user/Downloads/dossie_mulheres_negrasipea.pdf. Acesso em 20 dez. 2015. FELICE, Renísia Cristina Garcia. Raça e classe na gestão da educação básica brasileira: a cultura na implementação de políticas públicas. Campinas, SP: Autores Associados. 2011. FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, 1974. GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.29, nº.1, jan./jun. 2003. p. 167-182.
Carregando...