Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ESTUDOS SOBRE OS INTELECTUAIS ( CSO17744 )
Unidade:
Departamento de Ciências Sociais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina visa introduzir o aluno de graduação ao tema dos intelectuais como campo de investigação sociológica, debater as versões interpretativas clássicas e contemporâneas sobre a produção, circulação e aclimatação de ideias, ideologias, linhagens de pensamento e produtos culturais.

Ementa
Discutir a produção teórica das ciências sociais sobre os intelectuais enquanto campo de pesquisa e estudos, tais como o conceito de intelectual em perspectiva comparada, as tipologias dos intelectuais, intelligentsia, intelectuais tradicionais e orgânicos, experiências intelectuais hegemônicas e contra-hegemônicas, intelectuais públicos, campo intelectual e dominação simbólica, grupos, redes, linhagens e sociabilidades intelectuais, produção e circulação de ideias e produtos culturais.

Bibliografia
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. SAID, Edward. Cultura e política. São Paulo: Boitempo, 2003. SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e crítica cultural. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.

Bibliografia Complementar
GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Ed. 34, 2012. GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, RJ: Lamparina, 2015. HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Carregando...