Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
INDIVÍDUO, SOCIEDADE, CONSCIÊNCIA E MUDANÇA ( CSO17746 )
Unidade:
Departamento de Ciências Sociais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
1) Reconhecer o paradigma clássico presente em alguns autores da sociologia clássica acerca da relação entre indivíduo e sociedade. 2) Reconhecer a emergência do paradigma nascente em que se afirma como axioma que “consciência é tudo que há”. 3) Analisar de que forma a mudança na consciência coletiva ocorre em consonância com cada uma das perspectivas, clássicas e nascente.

Ementa
A relação entre indivíduo e sociedade constitui um tema central da Sociologia. Revisitaremos esse tema em autores clássicos e introduziremos a perspectiva nascente presente no axioma de que a consciência “antecede” os fenômenos, sejam eles materiais, biológicos, psicológicos, sociais e ambientais, traduzido no paradigma de que “consciência é tudo que há”. Por essa via iremos buscar reconhecer de que maneira as mudanças na consciência coletiva são possíveis e ocorrem.

Bibliografia
DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. 2 ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. MAHESH YOGI, Maharishi. Ciência do ser e a arte de viver: meditação transcendental. São Paulo: Best Seller, 1989. WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília, DF: Ed. da UnB, 1999.

Bibliografia Complementar
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1994. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 2. ed. São Paulo, SP: Perspectiva, 1987. TAYLOR, Charles. As fontes do self: a construção da identidade moderna. São Paulo: Loyola, 1997 WEBER, Max. Conceitos básicos de sociologia. 3. ed. São Paulo: Centauro, 2003. WEBER, Max. A ética protestante e o espirito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1967.
Carregando...