Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA DE GÊNERO ( PREV0007 )
Unidade:
Pós-Gradução Lato Sensu em Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cuidado Integral
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
15
Número de Créditos:
1

Objetivos
- Discutir a diversidade sexual e de Gênero e interface com a violência; - Discutir a Política Nacional de Saúde LGBT. Políticas públicas voltadas à população LGBT; - Apresentar as Estratégias de Prevenção às Violências. Estratégias de cuidado; - Compreender a Rede de cuidados, como ampliar e dialogar com outros setores

Ementa
Aborda aspectos teóricos sobre sexualidade e gênero. Apresenta as relações entre as minorias sexuais e de gênero e as violências que atingem essa população no Brasil. Apresenta a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), em conformidade aos postulados de equidade previstos na Constituição Federal Brasileira e na Carta dos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Abordar aspectos da “Rede de Proteção” à população LGBT.

Bibliografia
o BRASIL. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. o BAPTISTA, L. A. S. A Atriz, o Padre e a Psicanalista: os amoladores de facas. In: A Cidade dos Sábios. São Paulo: Summus Editorial, 1999. o BUTLER, J. Problemas de Gênero: feminismos e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1990. o BUTLER, J. Quadros de Guerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

Bibliografia Complementar
o BUTLER, J. Vida Precária: El poder Del duelo y La violencia. Buenos Aires: Paidós, 2006. o RUBIN, G. Políticas do Sexo. São Paulo: Ubu Editora, 2017. o JUNQUEIRA, R. D. Homofobia: limites e possibilidades de um conceito em meio a disputas. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 1, n. 1, 27 nov. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2256 Acesso em 12 fev. 2020. o GRUPO GAY DA BAHIA. População LGBT Morta no Brasil: Relatório 2018. 2018. o BENEVIDES, B. G. (Org.); NOGUEIRA, S. N. B. (Org.). Dossiê, Assassinatos e Violências Contra Travestis e Transexuais no Brasil em 2018. Brasil: Associação Nacional de Travestis e Transexuais, 2019. Disponível em: https://antrabrasil.files.wordpress.com/2019/01/dossie-dos- assassinatos-e-violencia-contra-pessoas-trans-em-2018.pdf Acesso em 12 fev. 2020. o NOGUEIRA, S. N. B. (Org.); CABRAL, E. A. (Org.). A carne mais barata do Mercado: dos assassinatos a violação de direitos humanos da população trans no Brasil. Uberlândia (MG): Observatório Trans, 2018.
Carregando...