Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
VIOLÊNCIA: CONCEITOS, ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS ( PREV0002 )
Unidade:
Pós-Gradução Lato Sensu em Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cuidado Integral
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
15
Número de Créditos:
1

Objetivos
- Enfocar os aspectos conceituais e polissêmico da violência no campo filosófico, social e cultural; - Compreender os conceitos de Vida, violação e poder; - Contribuir com a instrumentalização dos alunos no manejo deste agravo; - Discutir a produção social do “masculino” do “feminino” e a violência, e, a produção de subjetivação como fenômeno humano;

Ementa
Abordar a conceituação e tipologia básica da violência como um fenômeno bio- psico-social. Partindo de sua definição no campo filosófico e contextualizando-a sócio historicamente, visa-se alcançar um contorno conceitual operacional que instrumentalize cientificamente os alunos no manejo desse agravo.

Bibliografia
o KRUG, E. G. et al. (Org.). Relatório mundial sobre violência e saúde. Geneva: Organização Mundial da Saúde, 2002. o MINAYO, M. C. S. Violência: Um problema de saúde dos brasileiros. In: BRASIL. Impacto da violência na saúde dos brasileiros. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. o RUIZ, C. M. M. B.. Poder, violência e biopolítica. Veritas Revista de Filosofia da PUCRS., v. 59, n. 1, p.10-37, 2014.

Bibliografia Complementar
o BRASIL. Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências: orientação para gestores e profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. o BRASIL. Portaria MS/GM nº 737, de 16 de maio de 2001. Aprova a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2001. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2001/prt0737_16_05_2001. hhtm Acesso em 17 abr. 2019. o CERQUEIRA, D.; Coelho, S. C. Estupro no Brasil: uma radiografia segundo os dados da Saúde (versão preliminar). Disponível em: http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/dossie/pesquisas/estupro-no-brasil- umaradiografia-segundo-os-dados-da-saude-ipea-2014/ Acesso em 16 fev. 2020.
Carregando...