Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Design Educacional: Fundamentos e Metodologias ( DDI17603 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Compreender a Educação, sua organização no Brasil e os fundamentos das principais teorias de ensino e de aprendizagem. Identificar e discutir as relações interdisciplinares entre Design, Educação, Comunicação e áreas afins no campo do Design Educacional. Analisar a interface entre Didática e Design no contexto do planejamento de materiais didáticos e ações educativas. Conhecer conceitos, produtos, metodologias e modelos projetuais específicos do Design Educacional e Design Instrucional para o planejamento de projetos. Conhecer tipologias e características de públicos educacionais. Aplicar os conhecimentos adquiridos no planejamento de projetos educacionais que, por meio de atividades de extensão, busquem atender a demandas da comunidade.

Ementa
Organização da educação no Brasil: modalidades, níveis, tipologias e órgãos reguladores. Fundamentos das teorias de ensino e de aprendizagem. Design Educacional: relações interdisciplinares entre Design, Educação, Comunicação e Tecnologias. Planejamento e concepção de projetos educacionais, incluindo aspectos da didática, design instrucional e seus modelos. Desenvolvimento de atividades de extensão que articulam os conhecimentos teóricos e práticos de planejamento de ensino com as necessidades da comunidade

Bibliografia
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2007. KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

Bibliografia Complementar
ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 15.ed. Campinas, SP: Papirus, 2010. MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como?. 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 20. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Técnicas de ensino: por que não?. 21. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.
Carregando...