Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Massas e (Semi)Rígidos: Técnicas e Práticas de Manualidades ( DDI17559 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Desenvolver habilidades volumétricas, experimentação de formas tridimensionais, com foco na relação forma-função, na exploração de materiais e na sustentabilidade para registro do aprendizado. Dominar técnicas de modelagem aditiva e subtrativa com diferentes massas primárias, e as técnicas de corte, dobra, união e encaixe para construção de volumes com materiais mais rígidos ou maleáveis primários, através da repetição e aperfeiçoamento de exercícios em um espaço de aprendizagem. Explorar possibilidades plásticas e construtivas dos materiais primários para criar formas tridimensionais complexas, compreendendo as propriedades mecânicas e a estrutura dos objetos através do "fazer manual" em um contexto de aprendizagem. Utilizar os exercícios práticos como ferramenta essencial para o desenvolvimento de habilidades volumétricas e o refinamento da ergonomia, proporções, e funcionalidade de produtos ou objetos tridimensionais. Incentivar o uso criativo de materiais primários de reuso, reciclados e recursos naturais locais em exercícios que promovam o aprendizado sobre a consciência ambiental e o design de baixo impacto na prática. Documentar de forma imagética e digital os processos de construção e modelagem nos exercícios práticos, desenvolvendo a capacidade de análise crítica sobre o próprio fazer e o desempenho dos protótipos para registro do aprendizado.

Ementa
Manualidades escultóricas e construtivas através de exercícios práticos dirigidos. Exploração de técnicas manuais de modelagem (subtrativa e aditiva) com massas primárias (de baixo custo, papel machê, etc.) e construção de formas com materiais diversos primários de baixo custo e reuso. O uso criativo de massas e materiais rígidos-semi rígidos-maleáveis no Design. Projetos e documentação imagética e digital para replicação da técnica e/ou produto e/ou disseminação do conhecimento (manual técnico colaborativo e repositório digital de processos).

Bibliografia
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015. SOUZA, João Wesley de. Modelagem: uma disciplina para introdução às configurações espaciais. Vitória, ES: UFES, 2010. VOLPATO, Neri. Tecnologias e aplicações da manufatura aditiva. São Paulo: Blucher, 2024. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 25 jun. 2025.

Bibliografia Complementar
COUCEIRO, José M. et al. Modelagem tridimensional no design: de que forma materiais e técnicas construtivas influenciam no processo criativo?. In: Design & narrativas criativas nos processos de prototipagem. Vol. 4. São Paulo: Blucher, 2022. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/articledetails/07-23282/. LEAKE, James M. Manual de desenho técnico para engenharia: desenho, modelagem e visualização. Rio de Janeiro: LTC, 2010. LEONEL, Raquel F. Polímeros e cerâmicas. Curitiba: Intersaberes, 2020. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 25 jun. 2025. QUINN, Anthony. Diseño de cerámica: principios, prácticas, técnicas.Barcelona: Acanto, 2008. RODRIGUES, Maria Regina. Cerâmica. Vitória, ES: UFES, 2011. QUINN, Anthony. Diseño de cerámica: principios, prácticas, técnicas. Barcelona: Acanto, 2008. 144 p. ISBN 9788495376817 (broch.)738 Q7d RODRIGUES, Maria Regina. Cerâmica. Vitória, ES: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2011. 106 p. ISBN 9788564509023 (broch.).
Carregando...