Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fibras e Fios: Técnicas e Práticas de Manualidades ( DDI17558 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Desenvolver habilidades sensíveis, experimentação de texturas e estruturas, com foco na materialidade, no processo artesanal e na documentação imagética e digital para registro do aprendizado. Desenvolver proficiência nas técnicas de tessitura (teares básicos), entrelaçamento (crochê, tricô, macramê), trançados e manipulação de fibras soltas através da repetição e aperfeiçoamento de exercícios em um espaço de aprendizagem. Explorar as propriedades e potenciais expressivos de fios e fibras como materiais primários para o design, com foco na manipulação direta e no "fazer" como ferramenta central de aprendizado. Utilizar os exercícios práticos como ferramenta primária para o Desenvolvimento de habilidades táteis, explorando a criação de texturas e estruturas a partir de fibras e fios. Investigar e aplicar recursos naturais, locais e de baixo custo em exercícios que promovam o aprendizado sobre a cultura material e a sustentabilidade no contexto das fibras e fios. Documentar de forma imagética e digital os processos criativos e os resultados dos exercícios práticos, visando o registro do aprendizado e a disseminação de saberes técnicos e projetuais.

Ementa
As fibras e fios: História e características de fabricação. Manualidades com fibras e fios através de exercícios práticos dirigidos. Exploração de técnicas manuais e artesanais com materiais fibrosos primários (fios, fibras, tramas, tecidos, tecidos não tecidos). O uso criativo das fibras e fios no Design. Projetos e documentação imagética e digital para replicação da técnica e/ou produto e/ou disseminação do conhecimento (manual técnico colaborativo e repositório digital de processos).

Bibliografia
CIRILLO, José. Artes da fibra. Vitória, ES: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2010. LOBO, Renato N.; LIMEIRA, Erika T. N. P.; MARQUES, Rosiane N. Fundamentos da tecnologia têxtil: da concepção da fibra ao processo de estamparia. Rio de Janeiro: Érica, 2014. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536520612. Acesso em: 25 jun. 2025. MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

Bibliografia Complementar
CALAGE, Eloi. Fios e fibras. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2002. CARVALHO, Agatha M.; MANO, Cássia M. Ecodesign. Porto Alegre: SAGAH, 2018. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595028784. Acesso em: 25 jun. 2025. CIRILLO, José; RODRIGUES, Maria Regina. Processo de criação: reflexões sobre a gênese na arte. Vitória: UFES, 2016. GÖBEL, Anna. Uma festa de cores: memórias de um tecido brasileiro. 2. ed. São Paulo: Yellowfante, 2019. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788551306277. Acesso em: 25 jun. 2025. INSTITUTO NACIONAL DO FOLCLORE (Brasil); GEISEL, Amália Lucy; LODY, Raul. Artesanato brasileiro: tecelagem. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1983.
Carregando...