Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos Especiais: Educação Física e Processos Inclusivos ( PGEF0246 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Tendências atuais na produção do conhecimento na área da Educação Física e Inclusão. Análise histórica, política e epistemológica da Educação Física em contexto da Educação Especial. Formação docente, práticas organizativas, educacionais e curriculares nos diferentes níveis e modalidades de ensino da da Educação Física. O cotidiano educacional em diferentes ambientes educativos. A proposta de educação inclusiva e a produção de subjetividades.

Bibliografia
BAPTISTA, C. R. Ciclos de formação, educação especial e inclusão. Frágeis conexões? In MOLL, J. (org.) Ciclos na escola, tempos na vida: criando possibilidades. Porto Alegre: ARTMED, 2004. GESSER., M.; BLOCK, P.; MELLO, A., G., DE Estudos da deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In. GESSER, M.; BÖCK, G., L., K.; LOPES, P., H. Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social / (organizadoras) – Curitiba: CRV, 2020. 248 p (p.17-36). GAUDENZI, P.; ORTEGA, F. Problematizando o conceito de deficiência a partir das noções de autonomia e normalidade. Ciência & Saúde Coletiva, 21(10):3061-3070, 2016. MACHADO, R. B . Políticas de inclusão e a docência em educação física: uma reflexão sobre as práticas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Volume 39, Issue 3, July–September 2017, Pages 261-267. NASCIMENTO, R. R.; SOUZA, B. G. DE .; FRANCO, N.. Deficiências e Educação Física: o contexto escolar em foco. Educação & Realidade, v. 47, p. e115947, 2022. PEREIRA, T. B. L.; BRAZ, A. B.; GONÇALVES, A. G.. Educação Física e tecnologia assistiva para inclusão escolar de estudantes da educação especial: uma revisão sistemática. Movimento, v. 30, p. e30004, 2024. SANTOS, J. B. A dialética da “exclusão/inclusão” na história da educação de “alunos com deficiência”. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, V. II , n. 17, p. 15-26, jan./jun., 2002. SKLIAR, Carlos. A materialidade da morte e o eufemismo da tolerância. duas faces, dentre as milhões de faces, desse monstro (humano) chamado racismo. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, v. 1, p. 15-26, nov. 2016. ISSN 2448-1939. SKLIAR, C. A educação e a pergunta pelos Outros: diferença, alteridade, diversidade e os outros “outros”. Ponto de Vista, Florianópolis, n.05, p. 37-49, 2023.

Bibliografia Complementar
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