BAPTISTA, C. R. Ciclos de formação, educação especial e inclusão. Frágeis conexões? In MOLL, J. (org.) Ciclos na escola, tempos na vida: criando possibilidades. Porto Alegre: ARTMED, 2004.
GESSER., M.; BLOCK, P.; MELLO, A., G., DE Estudos da deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In. GESSER, M.; BÖCK, G., L., K.; LOPES, P., H. Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social / (organizadoras) – Curitiba: CRV, 2020. 248 p (p.17-36).
GAUDENZI, P.; ORTEGA, F. Problematizando o conceito de deficiência a partir das noções de autonomia e normalidade. Ciência & Saúde Coletiva, 21(10):3061-3070, 2016.
MACHADO, R. B . Políticas de inclusão e a docência em educação física: uma reflexão sobre as práticas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Volume 39, Issue 3, July–September 2017, Pages 261-267.
NASCIMENTO, R. R.; SOUZA, B. G. DE .; FRANCO, N.. Deficiências e Educação Física: o contexto escolar em foco. Educação & Realidade, v. 47, p. e115947, 2022.
PEREIRA, T. B. L.; BRAZ, A. B.; GONÇALVES, A. G.. Educação Física e tecnologia assistiva para inclusão escolar de estudantes da educação especial: uma revisão sistemática. Movimento, v. 30, p. e30004, 2024.
SANTOS, J. B. A dialética da “exclusão/inclusão” na história da educação de “alunos com deficiência”. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, V. II , n. 17, p. 15-26, jan./jun., 2002.
SKLIAR, Carlos. A materialidade da morte e o eufemismo da tolerância. duas faces, dentre as milhões de faces, desse monstro (humano) chamado racismo. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, v. 1, p. 15-26, nov. 2016. ISSN 2448-1939.
SKLIAR, C. A educação e a pergunta pelos Outros: diferença, alteridade, diversidade e os outros “outros”. Ponto de Vista, Florianópolis, n.05, p. 37-49, 2023.