Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estudos sobre o esporte no cenário contemporâneo ( PGEF0225 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Trata do estudo do fenômeno esportivo e seus conceitos a partir de uma perspectiva diacrônica e uma perspectiva sincrônica. Discute os limites e possibilidades de definir um conceito de esporte a partir do exame de conceitos fechados e conceitos abertos de esporte. Examina as condições de possibilidade dos esportes virtuais e dos esportes eletrônicos serem considerados esportes.

Bibliografia
ELIAS, N. A Busca da Excitação. Lisboa: Difel, 1994. GAYA, Adroaldo; TORRES, Lisiane. O esporte na infância e adolescência: Alguns pontos polêmicos. In: GAYA, A.; MARQUES, A.; TANI, G. (Orgs.) Desporto para Crianças e Jovens: Razões e Finalidades. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2204. p. 57-74. GRUNDY, David. The rise and the rise of E-sports, videogaming tournaments and League of Legends. The Conversation. Disponível em: http://theconversation.com/the-rise-and-rise-of-e-sports-videogaming-tournaments-and-league-of-legends-49552. Acesso em: 4 nov 2021. GOLDEN, Mark. Sport and Society in Ancient Greece. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. GONZÁLES, Fernando. J. Esportivização. In: GONZÁLES, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (Orgs.) Dicionário Crítico de Educação Física. 3ª. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014. p. 263-267. HEINEMANN, Klaus; PUIG, Nuria. El Deporte em la Perspectiva del Año 2000. Papers: Revista de Sociologia, n. 38, p. 123-141, 1991. JAMARI, Juho; SJÖBLOM, Max. What is eSport and why do people watch it? Internet Research, v. 27, No. 2, p. 211-232, 2017. JENNY, Seth E.; MANNING, Douglas; KEIPER, Margareth C.; OLRICH, Tracy W. Virtual(ly) Athletes: Where eSport fit within the definition os “Sport”. Quest, 2016. http://dx.doi.org/10.1080/00336297.2016.1144517 LEAL, Ludmilla D. dos S.; MACHADO, Raoni, P. T. E-Sports e Esporte: Aproximações entre a Cultura Corporal de Movimento Virtual e os Ciber Megaeventos. Olimpianos, v. 3, p. 1-14, 2019. MANDELL, Richard. Historia Cultural del Deporte. Barcelona: Bellaterra, 1986. MIAH, Andy. The Esport Question. Disponível em: https://olympicstudies.org/the-esports-question/. Acesso em: 01 de março de 2021. PARRY, Jim E-sports are Not Sports. Sport, Ethics and Philosophy, 2018. https://doi.org/10.1080/17511321.2018.1489419 TUBINO, Manoel J. Estudos Brasileiros sobre o Esporte. Maringá: Eduem, 2010.

Bibliografia Complementar
DUNNING, Eric; MALCOLM, Dominic; WADDINGTON, Ivan. Introduction: history, sociology and the sociology of sport: the work of Norbert Elias. In: DUNNING, E.; MALCOLM, D.; WADDINGTON, I. (Eds.) Sport Histories: Figurational Studies of the Development of Modern Sport. New York: Routledge, 2004. p. 1-14. HUGGINS, Mike. The Victorians and Sport. London: Hambledon and London, 2004. TAVARES, Otávio. Da Copa do Mundo aos Jogos Olímpicos: O esporte, seu desenvolvimento e suas consequências. In: OLIVEIRA, A.; HAIACHI, M.; NASCIMENTO, R. C. (Orgs.) III Ciclo de Debates em Estudos Olímpicos. Aracajú: Editora da UFS, 2015. p. 11-30.
Carregando...