Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Optativa III ( PPGE2545 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
Compreender as contribuições da fenomenologia, em especial as reflexões de Maurice Merleau-Ponty sobre o corpo e a percepção, a fim de analisar o papel do corpo nos processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos educacionais — incluindo a Educação Especial, Inclusiva, Hospitalar e Domiciliar —, refletindo sobre práticas pedagógicas que integrem a expressão corporal, os conteúdos escolares e as vivências do educando em ambientes formais e não formais de educação. Para isso, busca-se, através de leituras e estudos, articular a fundamentação fenomenológica-existencial com as práticas educacionais, destacando a importância do corpo como eixo central na relação ensino-aprendizagem, tanto em espaços escolares convencionais quanto em contextos específicos, como hospitais, classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar. A abordagem também visa discutir estratégias inclusivas que valorizem a corporeidade e a expressão do sujeito em situações de vulnerabilidade ou necessidade educacional especial.

Ementa
História da fenomenologia e do existencialismo. Método fenomenológico de Husserl e seguidores. O método fenomenológico em Maurice Merleau-Ponty. O corpo. A carne. A brinquedoteca hospitalar: o corpo e sua expressões em ensinar e aprender. O corpo e a aprendizagem. O corpo e os conteúdos escolares oficiais, os emergentes e os não-escolares. O corpo na Educação Especial, Inclusiva, Hospitalar e Domiciliar: histórias, conceitos e o do corpo (do)ente em processos escolares e não-escolares de ensino-aprendizagem. Práticas exitosas em Educação Especial numa perspectiva inclusiva, Pedagogia Inclusiva, Hospitalar e Domiciliar.

Bibliografia
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. WMF Martins Fontes, 2018. MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção São Paulo: Martins Fontes, 1994. MERLEAU-PONTY, M. A estrutura do comportamento Belo Horizonte: Interlivros, 1975. MERLEAU-PONTY, M. O visível e o invisível São Paulo: Perspectiva, 1992. MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito Lisboa: Veja, 1997.

Bibliografia Complementar
Carregando...