Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Temas de Psicologia na Prática Médica ( MOR17528 )
Unidade:
Departamento de Morfologia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
1. Conhecer os conceitos de biopolítica e de biopoder na compreensão da prática médica frente aos desafios contemporâneos da profissão. 2. Discutir as relações de poder estabelecidas na interação médico-paciente bem como no estabelecimento de políticas públicas para o cuidado da saúde. 3. Discutir o papel ético do médico frente à busca por diagnósticos que expliquem problemas escolares e laborais no contexto capitalista de construção de material humano produtivo. 4. Contribuir para a construção de senso crítico em relação à sua própria prática médica compreendendo que tanto os médicos quanto pacientes são seres constituídos socio historicamente e quase sempre a serviço de algum propósito ou política de controle. 5. Aprofundar discussões relativas à ética médica segundo conceitos foucaultinos de docilização de corpos, biopolítica, relações saber-poder e poder disciplinar.

Ementa
Conceitos de Psicologia e Filosofia aplicados à prática e à ética médica. Discussão de temas como biopolítica, relações de poder e poder disciplinar aplicado a temas relativos à prática médica como apropriação da loucura pelo saber médico, violência obstétrica, medicalização e patologização da infância e das relações de trabalho. Discussão da relação paciente-médico à luz do código de ética médico e dos conceitos relativos ao saber-poder no contexto da prática médica. Análises da atual conjuntura da explosão de diagnósticos relacionados ao desempenho em uma realidade capitalista de produção de resultados. Discussão do papel do médico frente a novas realidades como a diversidade sexual e sua relação com a prática médica.

Bibliografia
1. FOUCAULT, Michel. História da loucura: na idade clássica. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 2017. 2. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. [Tradução de Raquel Ramalhete]. Petrópolis: Vozes, 2014. 3. PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

Bibliografia Complementar
1) ARBEX, Daniela. Holocausto Brasileiro. São Paulo, SP: Geração, 2014. 2) FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 2008. 3) COLLARES, Cecília Azevedo Lima, MOYSÉS, Maria Aparecida. Preconceitos no cotidiano escolar: ensino e medicalização. Campinas, SP: Cortez, 1996. 4) ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 5) CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (CFM). Código de Ética Médica: Resolução CFM nº 2.217/2018, de 27 de setembro de 2018. Brasília: CFM, 2019.
Carregando...