Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia AVA ( SEAD0101 )
Unidade:
Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
15
Número de Créditos:
1

Objetivos
Objetivos: - Conhecer a dinâmica da disciplina. - Organização de estudos na Educação a Distância (EaD). - Compreender o que é um Ambiente Virtual de aprendizagem - AVA. - Conhecer o Ambiente Virtual de aprendizagem da UFES (Moodle): principais recursos e desenvolvimento de atividades.

Ementa
Organização de estudos na Educação a Distância (EaD); conhecer o Ambiente Virtual de aprendizagem (AVA) da UFES (Moodle): principais recursos e desenvolvimento de atividades.

Bibliografia
Bibliografia Básica: BELLONI, M. L. Educação a Distância. 7. ed. Campinas: Autores Associados BVU, 2021. ISBN: 9786588717547. 18 p. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/197303/epub/0 MORAN, M. J. O que é Educação a Distância? 2002. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf. Acesso em: 19 fev. 2018. MAIA, Carmem; Mattar, João. ABC da EaD: a educação a distância hoje. Editora Pearson. 156 p. ISBN 9788576051572. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/421/pdf/0

Bibliografia Complementar
AMIGO, Claudia. Trilhas de Aprendizagem: de professor para professor digital. 1a Edição. Editora Aperfeiçoar.Tec, 2022. BEHAR, Patricia Alejandra. Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013. 312 p. BRASIL. Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20152018/2017/decreto/D9057.htm. Acesso em: 19 fev. 2018. CORREIA, Rosângela Aparecida Ribeiro. Introdução à Educação a Distância. São Paulo: Cengage Learning Editores, 2016. 72 p. MACHADO, Dinamara Pereira, MORAES, Marcio Gilberto Souza. Educação a Distância - Fundamentos, Tecnologias, Estrutura e Processo de Ensino e Aprendizagem. São Paulo: Érica, 2015. 112 p. MATTAR, João. Guia de Educação a Distância. São Paulo: Cengage, 2011. 105 p. MENDES, Fabio Ribeiro. Revolução no aprendizado: autonomia e hábito de estudo. Porto Alegre: Dom Quixote, 2009. MESQUITA, Deleni, PIVA JR., Dilermando, GARA, Elizabete Macedo. Ambiente Virtual de Aprendizagem - Conceitos, Normas, Procedimentos e Práticas Pedagógicas no Ensino à Distância. São Paulo: Érica, 2014. 168 p. ROSINI, Alessandro M. As Novas Tecnologias da Informação e a Educação a Distância. São Paulo: Cengage Learning Editores, 2007. 131 p. SCALZER, K. ; OLIVEIRA, M.G. . Sala de Aula Invertida e Tecnologias Educacionais para auxiliar os estudantes no desenvolvimento de bons hábitos de estudo. In: Juarez Bento Silva; Simone Meister Sommer Bilessimo; João Bosco Mota Alves. (Org.). Título: Integração de Tecnologias na Educação: Práticas inovadoras na Educação Básica. 1ed.Araranguá/SC: Hard Tech Informática Ltda., 2019, v. 3, p. 28-47. Capítulo 2 - Página 28. Disponível em: https://rexlab.ufsc.br/wpcontent/uploads/2019/08/ebook_vol_3_final_.pdf
Carregando...