Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação linguística e formação docente ( PGEL5026 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Educação linguística, ensino e aprendizagem. Apreciação do conceito de formação docente, considerando subjetividades e histórias dos(as) docentes. Linguística Aplicada Crítica.

Bibliografia
BORELLI, J. D. V. P.; PESSOA, R. R. Linguística Aplicada e formação de professores: convergências da atuação crítica. In: PESSOA, Rosane Rocha; BORELLI, Julma Dalva Vilarinho Pereira (org.). Reflexão e crítica na formação de professores de língua estrangeira. Goiânia: Editora UFG, 2011. CAVALCANTI, M. C. Educação linguística na formação de professores de línguas: intercompreensão e práticas translíngues. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (org.). Linguística aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013. p. 211- 226. FU, Danling; HADJIOANNOU, Xenia; ZHOU, Xiaodi. Translanguaging for Emergent Bilinguals: Inclusive Teaching in the Linguistically Diverse Classroom. New York: Teachers College Press, 2019. GARCÍA, Ofelia; WEI, Li. Translanguaging: language, bilingualism, and education. London: Palgrave Macmillan, 2014. GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. PENNYCOOK, Alastair. Critical and alternative directions in Applied Linguistics. Australian Review of Applied Linguistics, Monash University Epress, v. 33, n. 2, p. 16.1-16.16, 2010. PESSOA, R. R. Nós de colonialidade e formação docente. In: LANDULFO, Cristiane; MATOS, Doris (org.). Suleando conceitos em linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Campinas: Pontes Editores, 2022. p. 273-282.

Bibliografia Complementar
Carregando...