Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Medicina e arte ( SBA17694 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
Explorar a interseção entre arte e medicina, promovendo a humanização da prática médica por meio da análise da arte como terapêutica e elemento de qualidade de vida. A disciplina visa capacitar os estudantes a compreenderem a importância da formação do profissional de saúde como um médico-artista ou artista-médico, destacando como o cinema e outras formas de arte podem contribuir para a compreensão e promoção da saúde. Ao final, espera-se que os alunos desenvolvam uma apreciação crítica e prática do papel da arte na saúde, fortalecendo suas competências interpessoais e humanísticas na atuação profissional.

Ementa
Arte e humanização da medicina; Arte e terapêutica. Arte como elemento de qualidade de vida. Arte e formação do profissional em saúde. O médico-artista e o artista-médico. A saúde através do cinema e das artes

Bibliografia
1. THEBAS, C.; DUNKER, C. O palhaço e o psicanalista. São Paulo: Paidós, 2021. 2. SATO, M; AYRES, J.R.C.M. Art and humanization of health practices in a primary care unit. Interface (Botucatu); 19(55):1027-38, 2015. 3. MOREIRA, J.V. et al. A arte do palhaço na educação médica. Revista Brasileira De Educação Médica: 45 (3) : e168, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/YycTRzC4nWtyZKGysrkxpjm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 de dezembro de 2024.

Bibliografia Complementar
1. MOTA, A. Artes de curar, medicina e saúde pública: um olhar historiográfico latino-americano. Rev. Hist., 176, r 01317, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rh/a/LsxSynkXPjGZKpghLXGKtFy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 de dezembro de 2024. 2. GUIMARÃES, M.R.C. Civilizando as Artes de Curar: Chernoviz e os manuais de medicina popular do Império. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2016. 3. PAÍN, S. Os fundamentos da arteterapia. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. 4. MALCHIODI, C.A. (org). The Handbook of Art Therapy and Digital Technology. Londres: Jessica Kingsley Publishers, 2018. 5. RUBIN, J.A. Art Therapy: An Introduction. 2 ed., Londres: Routledge, 2009.
Carregando...