Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Práticas corporais na promoção da saúde e qualidade de vida ( SBA17720 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
Proporcionar uma abordagem interdisciplinar que integre estudos, métodos e técnicas na promoção da saúde para grupos especiais, como hipertensos, diabéticos e idosos. A disciplina visa capacitar os estudantes a desenvolver estratégias e práticas corporais do movimento, focando sua aplicação na melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde, com o intuito de promover o bem-estar e a autonomia desses grupos por meio de intervenções adequadas e personalizadas.

Ementa
Abordagem interdisciplinar de estudos, métodos e técnicas aplicadas à promoção de saúde para grupos especiais (hipertensos, diabéticos, idosos). Práticas corporais do movimento na melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde.

Bibliografia
1. BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: atitude de ampliação de acesso. 2°ed. Brasília, DF:MS, 2015. 2.BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria 971, de 4 de maio de 2006. Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, 2006. Seção 1, p. 20. 2006a. 3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Práticas integrativas e complementares: Plantas medicinais e fitoterapia na Atenção Básica. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Cadernos de Atenção Básica; n. 31. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

Bibliografia Complementar
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Decreto n° 5.813, de 22 de junho de 2006. Aprova a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF). Diário Oficial da União, Brasília, 2006, Seção 1, p. 2, 2006b. 2. SECRETARIA DE SAÚDE DO ESPÍRITO SANTO (SESA). Manual de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. 2013. Extraído de: https://saude.es.gov.br/Media/sesa/PIC/SESA_MANUAL%20DE%20PIC_VERSAO%20FINAL.pdf. Acesso em: 01 de dezembro de 2023. 3. SOUSA, B.M.N.C. Percepção de crianças sobre plantas medicinais em ambiente escolar de educação infantil e ensino fundamental em Florianópolis, SC. Monografia apresentada ao Curso de graduação em Agronomia. Florianópolis, SC. 79p. 4. TESSER, C.D.; SOUSA, I.M.C.; NASCIMENTO, M.C. Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária à Saúde brasileira. Saúde debate; 42 (1): 174-188, 2018. 5. PEREIRA, A.V.G.; ALBIERO, A.L.M. A valorização da utilização de plantas medicinais na atenção básica: oficinas de aprendizagem. Arquivos do MUDI, 9(2-3): 23-42, 2015.
Carregando...