Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Vivências comunitárias em saúde e sociedade ( SBA17698 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Promover uma compreensão crítica e reflexiva sobre a experiência de pessoas que vivem com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), enfatizando a importância de suas redes de apoio social e a atuação de profissionais de diversas áreas intersetoriais. A disciplina busca proporcionar aos estudantes vivências práticas em serviços de saúde, educação, judiciário, movimentos sociais e grupos de ajuda mútua, visando desenvolver competências para a atuação interdisciplinar e a construção de estratégias de cuidado e inclusão social para essa população.

Ementa
Aborda a experiência de pessoas que vivem com Infecções Sexualmente Transmissíveis bem como de suas redes de apoio social e dos profissionais de áreas intersetoriais (saúde, educação, justiça, humanidades, etc.), por meio da vivência dos estudantes em serviços de saúde, de educação, do judiciário, em movimentos sociais e grupos de ajuda mútua e na comunidade em geral.

Bibliografia
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Brasília: Ministério da Saúde, 2022. 2. GONÇALVES, H. S. et al. Infecções Sexualmente Transmissíveis: prevenção, diagnóstico e manejo clínico. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2020. 3.PAIVA, V.; CALAZANS, G.; SEGURADO, A. C. Vulnerabilidade e Direitos Humanos: prevenção e promoção da saúde no Brasil. Curitiba: Juruá, 2020.

Bibliografia Complementar
1. KERR, L. R. F. S.; LIMA, L. H.; DAMASCENO, R. Prevenção e Cuidado às Pessoas com IST no Contexto Brasileiro. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2019. 2. UNAIDS. Relatório Global sobre HIV/AIDS: Estigma, Vulnerabilidade e Resiliência. Genebra: UNAIDS, 2021. 3. AYRES, J. R. C. M.; FRANÇA JUNIOR, I. O Cuidado em Saúde: fundamentos e práticas. São Paulo: Hucitec, 2017. 4. SILVA, R. L.; MENDES, I. J. Educação e Saúde no Enfrentamento das IST. Porto Alegre: Editora Sulina, 2018. 5. BRASIL. Ministério da Saúde. Manual Técnico para Diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Brasília: Ministério da Saúde, 2022.
Carregando...