Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Introdução à pesquisa científica ( SBA17716 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
Capacitar os estudantes a compreender os fundamentos da pesquisa científica no Brasil e no mundo, explorando os diferentes tipos de pesquisa e a importância da ética na pesquisa. Proporcionar o conhecimento necessário para desenvolver um projeto de pesquisa, incluindo suas etapas, e preparar um pôster acadêmico. Desenvolver habilidades em pesquisa utilizando bancos de dados e programas de busca bibliográfica, além de capacitar os alunos na análise crítica de artigos científicos, visando formar profissionais aptos a contribuir para a produção e disseminação do conhecimento científico.

Ementa
Introdução à pesquisa científica no Brasil e no mundo; Tipos de pesquisa; Ética em Pesquisa; Etapas de um projeto de pesquisa; Preparação de um pôster; pesquisa utilizando os bancos de dados e os programas de busca bibliográfica; analise de um artigo científico.

Bibliografia
1. FLICK, U. lntrodução a pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 2. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. Ed., São Paulo: Atlas, 2017. 3. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M.A. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertação de mestrado e trabalhos de conclusão de curso. 8. Ed., São Paulo: Atlas, 2017.

Bibliografia Complementar
1. MARCONI, M.A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo:Atlas, 2008. 2. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2008. 3. MINAYO, M. C. S; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de saúde pública, 9: 237-248, 1993. 4. SERAPIONI, M. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para a integração. Ciência & saúde coletiva, 5:187-192, 2000. 5. TURATO, E. R. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Revista de Saúde pública, 39: 507-514, 2005.
Carregando...