Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Inserção do aluno na universidade e na comunidade ( SBA17696 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Propiciar aos estudantes ingressantes uma integração ao ambiente universitário, por meio do acolhimento e da apresentação da estrutura e do funcionamento da universidade, incluindo o funcionamento acadêmico, políticas de assistência estudantil, atividades de pesquisa e extensão e o Projeto Pedagógico do curso de Medicina. Facilitar a interação com o corpo docente e técnico-administrativo e promover uma aproximação inicial com a comunidade e o sistema de saúde, contribuindo para uma formação acadêmica engajada e contextualizada com a realidade profissional.

Ementa
Acolhimento dos estudantes. Estrutura e funcionamento da Universidade. Funcionamento acadêmico. Políticas de assistência estudantil. Atividades de pesquisa e extensão. Projeto Pedagógico e funcionamento do curso de Medicina. Apresentação e integração com o corpo docente e técnico-administrativo. Aproximação inicial com a comunidade e o sistema de saúde.

Bibliografia
1. MINTO, L. W.; PAZIN-FILHO, A. (Orgs.). Projeto pedagógico e currículo integrado em medicina. São Paulo: Editora UNESP, 2016. 2. VALLA, V. V. Participação popular, educação e saúde. São Paulo: Hucitec, 2000. 3. BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), 2015.

Bibliografia Complementar
1. DIAS SOBRINHO, J. Educação superior, qualidade e avaliação: Regulamentação e emancipação. São Paulo: Cortez, 2010. 2. BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). 3. CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Código de Ética Médica. Resolução do CFM no. 1.931/09. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/images/stories/biblioteca/codigo%20de%20etica%20medica.pdf. 4. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 5. BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. 34ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
Carregando...