Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Atenção integral à saúde da criança ( SBA17731 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
12
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
270
Número de Créditos:
9

Objetivos
Realizar anamnese e exame físico em diferentes faixas etárias da infância, respeitando os aspectos éticos e comunicacionais próprios da atenção pediátrica. Acompanhar e avaliar o crescimento e o desenvolvimento infantil, reconhecendo desvios e propondo condutas adequadas. Executar ações de prevenção e promoção da saúde, incluindo a orientação sobre aleitamento materno, alimentação complementar saudável e imunização. Identificar e manejar agravos agudos e crônicos mais prevalentes na infância. Atuar em situações de urgência e emergência pediátricas, sob supervisão, em serviços de pronto atendimento e unidades hospitalares. Avaliar as condições de saúde bucal, nutrição, saúde mental e segurança da criança, propondo intervenções integradas. Reconhecer sinais de maus-tratos, negligência ou violência contra a criança, e adotar condutas legais e éticas cabíveis. Trabalhar em equipe multiprofissional e intersetorial, articulando ações com outros setores como educação, assistência social e justiça. Registrar adequadamente os atendimentos, seguindo protocolos e utilizando instrumentos como a Caderneta da Criança. Participar de ações educativas com famílias e comunidades, fortalecendo a rede de cuidado à infância.

Ementa
Atuação prática supervisionada em serviços de atenção primária, secundária e terciária à saúde da criança, com ênfase na atenção integral, humanizada, resolutiva e centrada na família. Compreende o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, imunizações, prevenção de agravos, manejo de doenças prevalentes na infância, promoção da saúde, nutrição, vigilância do desenvolvimento neuropsicomotor, saúde mental infantil, atenção às condições crônicas e deficiência, além da abordagem dos determinantes sociais da saúde da criança. O internato contempla também situações de urgência e emergência pediátrica, hospitalizações e atenção interprofissional.

Bibliografia
1. KLIEGMAN, R.M.; STANTON, B.F.; St. GEME III, J.W.; SCHOR, N.F.; BEHRMAN, R.E. Nelson tratado de pediatria. 20 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 2. BURNS, D.A.R., CAMPOS JUNIOR, D; SILVA, L.R.; BORGES, W.G. Tratado de Pediatria: 4 ed. Barueri, SP: Manole, 2017. volume 1. 3. PUCCINI, R.F.; HILARIO M.O.E. Semiologia da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2008. 332p.

Bibliografia Complementar
1. LEÃO, E; CORRÊA, E.J.; MOTA, J.A.C.; VIANNA, M.B.; VASCONCELLOS, M.C. Pediatria Ambulatorial. 4 ed. Rio de Janeiro: COOPMED. 2005. 2. LAGO, P.M.; FERREIRA, C.T.; MELLO, E.D.; PINTO, L.A.; EPIFANIO, M. Pediatria baseada em evidências. Barueri, SP: Manole, 2016. 3. WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em pediatria: da neonatologia à adolescência. Barueri, SP: Manole, 2009. 4. HALPERN, R. Manual de pediatria do desenvolvimento e comportamento. Barueri, SP: Manole, 2015. 5. LOPEZ, F.A.; GIRIBELA, F.; KONSTANTYNER, T. Terapêutica em pediatria. 2 ed. Barueri, SP: Manole, 2012.
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