Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Internato em ginecologia-obstetrícia ( SBA17728 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
11
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
390
Número de Créditos:
13

Objetivos
Realizar atendimentos ginecológicos e obstétricos supervisionados em unidades ambulatoriais, hospitalares e de urgência. Acompanhar consultas de pré-natal, identificando gestação de risco habitual e alto risco, e participando do plano de cuidado. Participar da assistência ao parto e nascimento com base nas boas práticas obstétricas e diretrizes da humanização do parto. Realizar a anamnese, exame físico ginecológico e obstétrico, bem como interpretar exames complementares. Identificar e manejar agravos ginecológicos comuns, como infecções do trato genital, distúrbios menstruais, climatério e câncer ginecológico. Participar de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, como coleta de preventivo, inserção de DIU, biópsias, curetagens e cirurgias ginecológicas. Atuar na promoção da saúde da mulher, com enfoque em planejamento reprodutivo, prevenção de ISTs e rastreamento de câncer de colo e mama. Participar do cuidado de mulheres vítimas de violência sexual, respeitando aspectos legais, éticos e emocionais. Desenvolver habilidades de escuta, comunicação empática e acolhimento, respeitando a autonomia e os direitos da mulher. Compreender os aspectos psicossociais e culturais que influenciam a saúde ginecológica e obstétrica.

Ementa
Atuação prática supervisionada em unidades ambulatoriais, enfermarias, centro obstétrico e pronto atendimento em saúde da mulher. Acompanhamento de gestantes, puérperas e mulheres em diversas fases do ciclo reprodutivo, incluindo situações fisiológicas e patológicas. Ênfase no cuidado humanizado e centrado na mulher, com abordagem integral da saúde ginecológica e obstétrica. Participação no pré-natal, parto, puerpério, planejamento reprodutivo, prevenção de cânceres ginecológicos e manejo de agravos ginecológicos e obstétricos. Atuação interprofissional e compromisso com os princípios do SUS, com atenção à saúde sexual, reprodutiva e aos direitos das mulheres.

Bibliografia
1. BEREK, J. S. Berek e Novak: Tratado de ginecologia. 15. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. 2. FRITZ, M. A.; SPEROF, L. Endocrinologia Ginecológica Clínica e Infertilidade. 8. ed., Rio de Janeiro: Editora Revinter, 2015. 3. REZENDE FILHO, J. R. (Org.). Obstetrícia Fundamental. 14. ed, Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2018.

Bibliografia Complementar
1. SCHORGE, B. L.; HOFFMAN, J. O.; SCHORGE, L.M.; HALVORSON, K.D.; BRADSHAW, F.; CUNNINGHAM, G. Ginecologia de Williams. 2. ed, São Paulo: Editora Mcgraw-Hill Do Brasil, 2014. 2. MACHADO, L.V. Endocrinologia Ginecológica. 3. Ed, Rio de Janeiro: Editora Medbook, 2015. 3. ZUGAIB, M. Obstetrícia Básica. 1.ed, São Paulo: Editora Manole, 2014. 4. TRATADO de Ginecologia da FEBRASGO. 1.ed, Rio de Janeiro: Editora Revinter, 2000. 5. REZENDE FILHO, J. R. (Org.). Obstetrícia Fundamental. 14. ed, Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2018.
Carregando...