Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Vivências Interdisciplinares 7 ( SBA17668 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
120
Número de Créditos:
4

Objetivos
Desenvolver nos alunos uma visão crítica sobre os problemas do ensino e da prática em saúde e medicina, com ênfase no atendimento de urgências e emergências e nas múltiplas dimensões das necessidades de saúde em diferentes níveis de atenção. O curso visa capacitar os alunos para a prática médica e a atuação interprofissional ao longo dos ciclos de vida, promovendo o controle social e a participação comunitária, bem como a atuação em atividades extensionistas. Além disso, o curso abordará a semiologia médica e o Método Clínico Centrado na Pessoa, preparando os futuros profissionais para um cuidado integral ao paciente.

Ementa
Problemáticas do ensino e da prática em saúde/medicina. Urgência e Emergência. Múltiplas dimensões das necessidades de saúde nos diferentes níveis de atenção. Prática médica e atuação interprofissional nos diferentes níveis de atenção. Prática médica e atuação interprofissional nos diferentes ciclos de vida. Controle e participação social. Semiologia Médica. Método Clínico Centrado na Pessoa. Planejamento, implementação e participação em programas e atividades extensionistas, de educação, de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de saúde; considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento. Educação em direitos humanos e na relação étnico-racial. Território, ambiente e saúde.Compreensão e domínio de novas tecnologias da comunicação para o acesso a base remota de dados e domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira.

Bibliografia
1. MARTINS, H. S. et al. Emergências clínicas: abordagem prática. 9. ed. São Paulo: Manole, 2014. 2. STONE, C. K.; HUMPHRIES, R. L. CURRENT; Medicina de emergência: diagnóstico e tratamento.7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. Ebook. 3. LÓPEZ, M.; JMEDEIROS, J. L. Semiologia Médica. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 2009.

Bibliografia Complementar
1. GIOVANELLA, L.; ESCOREL, S.; LOBATO, L. V. C.; NORONHA, J. C; CARVALHO, A. I. (Orgs.). Política e Sistema de Saúde no Brasil. 3. ed., Rio de Janeiro: Fiocruz, 2019. 2. CAMARGO, K. R. J. O Método Clínico Centrado na Pessoa: Uma necessária redefinição da prática médica. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, 8:29, 249-253, 2013. 3. FARCY, D. A.et al. Cuidados intensivos na medicina de emergência. Porto Alegre: Artmed, 2013. 4. KNOBEL, E.; PINHO, F. O. Rotinas em Terapia Intensiva. 6.ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2019. 5. GOLDMAN, L.; SCHAFER, A. I (Ed). Cecil medicina. 24. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
Carregando...