Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Terminalidade e cuidados paliativos - eixo habilidades e comunidade ( SBA17673 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
Capacitar os alunos a atuarem de forma eficaz em Cuidados Paliativos, com ênfase na comunicação com pacientes e familiares, nas modalidades de assistência e no manejo de sintomas complexos. O curso abrange o controle da dor, sedação paliativa, assistência respiratória, e o manejo de náuseas, vômitos, obstipação, diarreia, fadiga, delirium, ansiedade, depressão, caquexia e anorexia. Serão também abordadas intervenções como administração de líquidos e medicamentos, hipodermóclise, cuidados com feridas e ostomias, além de assistência nas últimas 48 horas de vida, garantindo suporte integral ao paciente e à família.

Ementa
Comunicação em cuidados paliativos. Modalidades de atuação e modelos de assistência em Cuidados Paliativos. Controle da dor e sedação paliativa. Assistência respiratória e manejo da tosse e hipersecreção de vias aéreas. Náuseas e vômitos. Obstipação e diarreia. Fadiga, sudorese e prurido. Delirium, ansiedade e depressão em Cuidados Paliativos. Caquexia e anorexia. Intervenções em cuidados paliativos. Vias de administração de líquidos, alimentos e medicações. Hipodermóclise. Cuidados com feridas, curativos e ostomias. Assistência nas últimas 48 horas de vida. Suporte ao paciente e à família na fase final da doença.

Bibliografia
1. BIFULCO, V. A. Cuidados paliativos: conversas sobre a vida e a morte na saude. São Paulo: Manole, 2016. 2. WILLIANS, B. A. CURRENT geriatria: diagnóstico e tratamento. 2. ed., Porto Alegre: Artmed, 2015. 3. CREMESP, Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Cuidado Paliativo. São Paulo: CREMESP, 2008.

Bibliografia Complementar
1. PASTRANA, T.; DE LIMA, L.; WENK, R.; EISENCHLAS, J. H. Cuidados Paliativos: Princípios e Prática. 1. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2016. 2. PRATA, H. M. Cuidados paliativos e direitos do paciente terminal. Barueri: Manole, 2017. 3. COURA, D. M S; MONTIJO, K. M. S. Psicologia aplicada ao cuidador e ao idoso. São Paulo: Saraiva, 2018. 4. BARBOSA, S.M. Manual de Cuidados Paliativos. São Paulo: Academia Nacional de Cuidado Paliativos. 1. ed. 2009. 5. KUBLER-ROSS, E. Sobre a morte e o morrer: o que os doentes terminais têm para ensinar a médicos, enfermeiras, religiosos e aos seus próprios parentes. 9.ed. São Paulo: Martins Fontes; 2008.
Carregando...