Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Saúde sexual e reprodutiva - eixo tutorial ( SBA17659 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
3

Objetivos
Capacitar o estudante para aplicar de forma integrada os conceitos morfofisiológicos relacionados às mamas e aos órgãos genitais masculinos e femininos, com ênfase na fisiologia da resposta sexual e nos distúrbios associados. Promover habilidades na semiologia ginecológica, obstétrica, mamária e urológica, além de capacitar para o diagnóstico e manejo terapêutico das principais afecções dos órgãos reprodutivos e das infecções sexualmente transmissíveis. Preparar o estudante para a atuação clínica e cirúrgica em ginecologia, obstetrícia e urologia, abordando temas como planejamento familiar, distúrbios do ciclo menstrual, neoplasias, infertilidade, saúde sexual e reprodutiva, e as repercussões sistêmicas na sexualidade. Desenvolver competências na atenção pré-natal, no manejo das intercorrências gestacionais, no cuidado ao parto e puerpério, e no atendimento a situações de violência de gênero e saúde da população LGBTQIAPN+. Incorporar os princípios da ética médica e da bioética no cuidado à saúde sexual e reprodutiva, promovendo uma abordagem humanizada, inclusiva e centrada no paciente.

Ementa
Aplicação clínica dos conceitos morfofisiológicos relacionados às mamas e aos órgãos genitais masculinos e femininos. Fisiologia da resposta sexual e fisiopatologia dos distúrbios relacionados. Ciclo menstrual e distúrbios relacionados: anovulação, amenorreia, hemorragia disfuncional, dismenorreia, síndrome pré-menstrual. Distúrbios da diferenciação sexual. Semiologia ginecológica, obstétrica e mamária. Métodos de diagnóstico em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia. Promoção e prevenção em saúde sexual e reprodutiva do homem e mulher. Conduta diagnóstica e terapêutica nas afecções mais comuns relacionadas aos órgãos reprodutivos. Planejamento Familiar. Climatério e Menopausa. Infertilidade conjugal. Infecções genitais: vulvovaginites, cervicites, doença inflamatória pélvica e uretrites. Infecções sexualmente transmissíveis. Dor pélvica aguda e crônica. Neoplasias do colo uterino, ovários, útero, anexos e mamas. Doenças benignas das mamas. Câncer de mama. Doenças sistêmicas e repercussões na sexualidade e reprodução. Cuidados pré e pós-operatórios. Bases da técnica operatória. Procedimentos cirúrgicos mais comuns em Ginecologia. Fisiologia da gravidez: trocas materno-fetais, endocrinologia do ciclo gravídico puerperal e modificações do organismo materno. Desenvolvimento e fisiologia das membranas fetais e placenta. Atenção pré-natal e abordagem clínica das intercorrências mais comuns na gestação. Aleitamento materno. Gestação nos extremos da vida reprodutiva. Mortalidade materna: epidemiologia e aspectos clínicos. Síndromes hemorrágicas na gestação. Abortamento. Doenças clínicas e gestação. Infecções na gestação. Doença hipertensiva na gestação. Diabetes e gestação. Trabalho de parto pré-termo. Gestação prolongada. Mecanismo e assistência ao trabalho de parto normal e distócio. Partograma. Técnicas não farmacológicas e farmacológicas para alívio da dor do parto. Amniorrexe prematura. Parto operatório: indicações, assistência e cuidados. Puerpério normal e patológico. Transtornos mentais no puerpério. Vitalidade e viabilidade fetal. Isoimunização do sistema Rh e ABO. A perspectiva de gênero na assistência à saúde. Violência de gênero. Saúde da população LGBTQIAPN+. Atendimento à mulher e à criança vítimas de violência sexual. Semiologia e métodos diagnósticos em Urologia. Hiperplasia prostática benigna. Câncer de próstata. Prostatites. Disfunção erétil. Procedimentos cirúrgicos mais comuns em Urologia. Ética Médica e Bioética em saúde sexual e reprodutiva.

Bibliografia
1. BEREK, J. S. Berek e Novak: Tratado de ginecologia. 15. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. 2. FRITZ, M. A.; SPEROF, L. Endocrinologia Ginecológica Clínica e Infertilidade. 8. ed., Rio de Janeiro: Editora Revinter, 2015. 3. REZENDE FILHO, J. R. (Org.). Obstetrícia Fundamental. 14. ed, Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2018.

Bibliografia Complementar
1. SCHORGE, B. L.; HOFFMAN, J. O.; SCHORGE, L.M.; HALVORSON, K.D.; BRADSHAW, F.; CUNNINGHAM, G. Ginecologia de Williams. 2. ed, São Paulo: Editora Mcgraw-Hill Do Brasil, 2014. 2. Machado, L.V. Endocrinologia Ginecológica. 3. Ed, Rio de Janeiro: Editora Medbook, 2015. 3.ZUGAIB, M. Obstetrícia Básica. 1.ed, São Paulo: Editora Manole, 2014. 4. TRATADO de Ginecologia da FEBRASGO. 1.ed, Rio de Janeiro: Editora Revinter, 2000. 5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva. Cadernos de Atenção Básica, n. 26. Brasília : Ministério da Saúde, 2013.
Carregando...