Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Vivências Interdisciplinares 4 ( SBA17647 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
3

Objetivos
Formar médicos generalistas capazes de atuar de forma interprofissional e colaborativa nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ênfase na atenção primária. Desenvolver competências no uso do Código Internacional de Doenças (CID) e do Código Internacional de Classificação de Problemas de Saúde (CIAP), promovendo o letramento em saúde e a aplicação do Método Clínico Centrado na Pessoa. Capacitar os estudantes para integrar os princípios da semiologia médica e o controle social, fomentando a participação social no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a um atendimento humanizado e resolutivo, bem como a atuação em atividades extensionistas.

Ementa
Formação generalista em Medicina. Trabalho interprofissional e colaborativo. Código internacional de classificação de problemas de saúde na atenção primária (CIAP). Código Internacional de Doenças. Letramento em Saúde. Prática Médica nos diferentes níveis de atenção. Controle e participação social. Semiologia Médica. Método Clínico Centrado na Pessoa. Planejamento, implementação e participação em programas e atividades extensionistas, de educação, de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de saúde; considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento. Educação em direitos humanos e na relação étnico-racial. Território, ambiente e saúde. Compreensão e domínio de novas tecnologias da comunicação para o acesso a base remota de dados e domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira.

Bibliografia
1. BETÔNICO, C.C.R.; BETÔNICO, G.N. Semiologia médica e raciocínio clínico. São Paulo: Editora dos Editores, 2023 2. GUSSO, G.; LOPES, J.M.C. (Org). Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018. 3. STEWART, M. et al. Medicina centrada na pessoa: transformando o método clínico. Trad. Anelise Burmeister e Sandra Maria Mallmann da Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

Bibliografia Complementar
1. AMATO, M. C. M. Manual do Médico Generalista na Era do Conhecimento. 2. ed. São Paulo: GEN/ROCA, 2014. 2. CARRIÓ, F. B. Entrevista clínica: habilidades de comunicação para profissionais de saúde. Porto Alegre: Artmed, 2012 3. DUNCAN, B. B. et al. Medicina ambulatorial: Condutas de atenção primária baseadas em evidências. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022; 2v 4. FERNANDES, C. E.; TALLO, F. S.; DOLCI, J. E. L.(eds). Tratado de Medicina Geral. Rio de Janeiro: Gen/Guanabara Koogan, 2024. 5. HENRIQUES, E. M. V.; SAMPAIO, H. A. C.; PASSAMAI, M. P. B. (orgs.). Letramento funcional em saúde: as habilidades do usuário e o sistema. Curitiba: CRV, 2019
Carregando...