Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Vivências Interdisciplinares 3 ( SBA17640 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
120
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender as Redes de Atenção à Saúde (RAS), sua organização, funcionamento e sistemas de informação em saúde, abrangendo os diferentes níveis de cuidado (primário, secundário e terciário), visando a continuidade e coordenação do cuidado ao paciente. Capacitar o estudante a identificar e atuar nos processos de vigilância em saúde, incluindo a prevenção, controle e monitoramento de agravos e doenças, em consonância com as políticas de saúde pública vigentes. Promover a longitudinalidade e a integralidade do cuidado. Desenvolver a habilidade de cuidar de famílias de forma integrada e sistêmica na APS, considerando o contexto social, familiar e comunitário na promoção e recuperação da saúde, bem como a atuação em atividades extensionistas. Desenvolver habilidades em semiologia médica para aplicar o método clínico centrado na pessoa.

Ementa
Redes de atenção à saúde. Sistemas de informação em saúde aplicados às RAS. Gestão de Saúde. Vigilância em Saúde. Longitudinalidade do cuidado. Integralidade do cuidado. Abordagem sistêmica no cuidado às famílias na Atenção Primária à Saúde. Atenção Secundária à Saúde. Atenção Terciária à Saúde. Controle e participação social. Semiologia Médica. Método Clínico Centrado na Pessoa. Planejamento, implementação e participação em programas e atividades extensionistas, de educação, de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de saúde; considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento. Educação em direitos humanos e na relação étnico-racial. Território, ambiente e saúde. Compreensão e domínio de novas tecnologias da comunicação para o acesso a base remota de dados e domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira.

Bibliografia
1.PORTO, C. C. Semiologia médica. 7. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2014.. 2. GUSSO, G.; LOPES, J.M.C. (Org.). Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. Porto Alegre, RS: Artmed, 2012. 2 v. 3. BICKLEY, L.S.; SZILAGYI, P.G. Bates propedêutica médica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

Bibliografia Complementar
1. BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária e Promoção da Saúde. Coleção Progestores – Para entender a gestão do SUS, 8. Brasília: CONASS, 2007. 2. HINRICHSEN, S.L. Causas de diagnóstico diferencial. 1. ed. Rio de Janeiro: medbook, 2014. 3. BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Atenção Primária e as Redes de Atenção à Saúde / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília: CONASS, 2015. 4. BRASIL. Ministério da Saúde. A experiência brasileira em sistemas de informação em saúde / Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009. 5. ROUQUAYROL, M.Z.; SILVA, M.G.C. (Org.). Epidemiologia & saúde. 8. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2018.
Carregando...