Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Vivências Interdisciplinares 2 ( SBA17633 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
3

Objetivos
Desenvolver competências na atenção individual e coletiva, com ênfase em educação em saúde, educação permanente e educação popular. Promover a cogestão de coletivos, trabalho interprofissional e prática colaborativa. Aplicar abordagens comunitárias e sistêmicas no cuidado às famílias na Atenção Primária à Saúde, com foco em projetos de melhoria e intervenções baseadas em diagnósticos comunitários, bem como em atividades extensionistas. Capacitar-se na condução de grupos comunitários e grupos terapêuticos, utilizando o Método Clínico Centrado na Pessoa. Integrar a atenção secundária à saúde, com incentivo ao controle social e participação ativa da comunidade.

Ementa
Atenção individual e coletiva. Educação em Saúde, Educação Permanente e Educação Popular. Co-gestão de coletivos. Trabalho interprofissional e prática colaborativa. Abordagem comunitária na atenção primária. Abordagem sistêmica no cuidado às famílias na Atenção Primária à Saúde. Projetos de melhoria. Projeto de intervenção a partir de um diagnóstico de comunidade. Abordagem de grupos comunitários e técnicas específicas de grupos terapêuticos. Método Clínico Centrado na Pessoa. Atenção Secundária à Saúde. Controle e participação social. Planejamento, implementação e participação em programas e atividades extensionistas, de educação, de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de saúde; considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento. Educação em direitos humanos e na relação étnico-racial. Território, ambiente e saúde. Compreensão e domínio de novas tecnologias da comunicação para o acesso a base remota de dados e domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira.

Bibliografia
1. REIS, R. D.; ROCHA, C. M. F.; MARINHO, M. N. Trabalho em Equipe na Saúde: Perspectivas e Desafios. São Paulo: Hucitec, 2016. 2. CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L. C. M. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. 1ª ed. São Paulo: Hucitec, 2004. 3. FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 18ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

Bibliografia Complementar
1. ENGESTRÖM, Y. Aprendizado Expansivo: Em Direção a uma Teoria da Atividade Transformadora. 1ª ed. São Paulo: Blucher, 2016. 2. COURA, C. R.; MENEGHIN, P. Interdisciplinaridade no Contexto da Saúde Coletiva. 1. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2017. 3. PONTES, A. L. M.; SÁ, H. C.. Educação Interprofissional: A Experiência do Brasil e do Mundo. 1 ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2019. 4. FARRELL, M. P.; SCHNEIDER, S. M. Interprofessional Teams in Health Care: Integrating Work and Learning. Sudbury, MA: Jones & Bartlett Learning, 2014. 5. MARQUES, R.; DEMARZO, M. M. P. Promoção da Saúde: Perspectivas Internacionais e a Interdisciplinaridade no Brasil. São Paulo: Atheneu, 2014
Carregando...