Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Vivências Interdisciplinares 1 ( SBA17631 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
3

Objetivos
Compreender os princípios e diretrizes da Atenção Básica/Primária em saúde, com ênfase na Política Nacional de Atenção Básica e na Estratégia de Saúde da Família. Desenvolver habilidades no uso de instrumentos de diagnóstico de saúde da comunidade e sistemas de informação aplicados à Atenção Primária. Analisar os determinantes sociais do processo saúde-doença, formas de organização social, controle e participação social. Entender a estrutura e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), seus princípios, direitos dos usuários, legislação, além de programas e protocolos voltados à Atenção Primária em Saúde, bem como atuação em atividades extensionistas.

Ementa
Princípios da Atenção Básica/Primária em saúde e da Política Nacional de Atenção Básica. Estratégia de Saúde da Família. Instrumentos de diagnóstico de saúde da comunidade. Princípios da Saúde Coletiva. Sistemas de Informação utilizados na Atenção Básica/Primária. Formas de organização da sociedade e da comunidade, modos de produção presentes e os determinantes sociais do processo saúde-adoecimento na Atenção Primária. Controle e participação social. Sistema Único de Saúde, Estrutura do SUS, Princípios e Diretrizes do SUS, Direitos dos usuários, Princípios Organizativos, Legislação do SUS, na Atenção Primária, Programas e Protocolos de Saúde na Atenção Primária. Realização de estimativa rápida da comunidade. Entrevista com equipe de saúde. Visita a Unidade de Saúde. Execução do plano de ação. Educação em Saúde. Planejamento, implementação e participação nos programas extensionistas, de educação, de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de saúde; considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento. Educação em direitos humanos e na relação étnico-racial, história e cultura africana, afro-brasileira e indígena. Território, ambiente e saúde. Compreensão e domínio de novas tecnologias da comunicação para o acesso a base remota de dados e domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira.

Bibliografia
1. DUNCAN, B.B. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 2. GUSSO, G.; LOPES, J. M. C. (Org.). Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. Porto Alegre, RS: Artmed, 2012. 3. GIOVANELLA, L. et al. (Org.). Políticas e sistema de saúde no Brasil. 2. ed., rev. ampl. Rio de Janeiro: Fiocruz: CEBES, 2012.

Bibliografia Complementar
1. STEWART, M. et al. Medicina centrada na pessoa: transformando o método clínico. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2017. 2. CAMPOS, G. W. S. et al. (Org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed., rev. e aum. São Paulo, SP: Hucitec; 2012. 3. ROUQUAYROL, M. Z.; SILVA, M. G. C. (Org.). Epidemiologia & saúde. 8. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2018. 4. ROSE, G. Estratégias da medicina preventiva. Porto Alegre: Artmed, 2010. 5. ASEN, E. et al. 10 minutos para família: intervenções sistêmicas em atenção primária à saúde. Porto Alegre, RS: Artmed, 2012.
Carregando...