Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Processos de agressão e defesa - eixo tutorial ( SBA17632 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Desenvolver competências teóricas e práticas em morfofisiologia, semiologia e exame clínico dos sistemas cardiovascular, urinário e respiratório, com ênfase em habilidades de comunicação que promovam empatia e adesão ao tratamento de doenças crônicas. A disciplina visa também capacitar o aluno para atuar em práticas educativas em saúde, acompanhar pacientes em terapias como hemodiálise, e compreender os determinantes sociais da saúde. Além disso, aborda a organização do processo de trabalho em saúde, a educação permanente no SUS, os princípios da bioética e ética profissional, e a humanização no cuidado, incluindo visitas domiciliares e diagnósticos de saúde da comunidade. O aluno será introduzido aos sistemas de informação em saúde e à epidemiologia aplicada, com foco na coleta e utilização de dados para a melhoria da atenção à saúde.

Ementa
Morfofisiologia da pele, mucosas, órgãos linfoides e sistema hematopoiético. Tipos de agentes agressores (físicos, químicos, biológicos, autoimunes e psicossociais). Lesões celulares e repercussões fisiológicas associadas. Técnicas de assepsia, antissepsia, desinfecção e esterilização. Mecanismos Da imunidade inata e adquirida. Imunidade celular e humoral. Sistema do complemento. Papel protetor da microbiota. Resposta inflamatória. Imunização passiva e ativa. Aspectos sociais, econômicos, políticos e ambientais na determinação das doenças infecto-parasitárias. Medidas de precaução e isolamento na prevenção da transmissão de doenças infectocontagiosas. Relação parasito-hospedeiro. Aspectos psicossociais do paciente, familiares e profissionais diante de situações de isolamento hospitalar. Repercussões psicossociais relacionadas às situações de risco e vulnerabilidade. Setores do sistema de cuidado à saúde em sociedades complexas. Aspectos biológicos de bactérias, vírus, fungos e parasitas de maior prevalência no território. Métodos diagnósticos associados às doenças infecto parasitárias. Principais classes de fármacos utilizados no controle de infecções por microrganismos e parasitas e seus mecanismos de ação. Reações de hipersensibilidade.

Bibliografia
1. MURPHY, K.; TRAVERS, P. WALPORT, M. Imunobiologia de Janeway .7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010 2. ABBAS, A.K.; LICHTMAN, A.H.; PILLAI, S. Imunologia celular e molecular. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 3. KINDT, T. J.; GOLDSBY, R.A.; OSBORNE, B. A. Imunologia de Kuby. 6. ed. Porto Alegre:Artes Médicas, 2008.

Bibliografia Complementar
1. PEAKMAN, M.; VERGANI, D. Imunologia básica e clínica.2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 2. BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica. 10. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2021. 3. ABBAS, A.K.; LICHTMAN, A.H. Imunologia básica: funções e distúrbios do sistema imunológico. 3. ed. Rio de Janeiro: Saunders Elsevier, 2009. 4. VOLTARELLI, J. C. Imunologia clínica na prática médica. São Paulo: Atheneu, 2009. 5. ACTOR, J. K. Imunologia e microbiologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
Carregando...