Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Funções orgânicas - eixo habilidades e comunidades ( SBA17629 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Desenvolver competências práticas no estudante para a realização de exames clínicos e interpretação dos principais parâmetros dos sistemas cardiovascular, respiratório e urinário, utilizando métodos como a espirometria. Promover habilidades de comunicação focadas na empatia e na adesão ao tratamento de doenças crônicas, com ênfase em práticas educativas e acompanhamento terapêutico, especialmente em pacientes submetidos à hemodiálise. Capacitar o estudante para atuar em equipe no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando princípios da bioética, ética profissional, humanização e acolhimento, além de compreender os determinantes sociais da saúde e suas influências no processo de cuidado. Incentivar o uso adequado dos sistemas de informação em saúde, aplicando ferramentas epidemiológicas e diagnósticos de saúde comunitária para a organização do processo de trabalho e a promoção da saúde.

Ementa
Morfofisiologia, Semiologia e Exame Clínico dos sistemas cardiovascular, urinário e respiratório. Espirometria. Habilidades de Comunicação relacionadas ao desenvolvimento da empatia e promoção da adesão ao tratamento de doenças crônicas. Práticas educativas em saúde (acompanhamento terapêutico de pacientes em hemodiálise). Determinantes sociais em Saúde. Organização do Processo de trabalho em saúde. Educação Permanente e o trabalho em equipe no SUS. Princípios da Bioética e Ética Profissional. Acolhimento. Humanização no cuidado em saúde. Visita Domiciliar. Necessidades e demandas em saúde. Comunidade comunitária. Determinantes sociais da saúde (aspectos, políticos, econômicos, estruturais, estado, sociedade civil, política e serviços de saúde). Métodos para realização de diagnóstico de saúde da comunidade e social. Epidemiologia aplicada aos Sistemas de Informação em saúde. Sistemas de Informação em Saúde. Registro e utilização das informações em saúde (sistemas, fontes, instrumentos e ferramentas).

Bibliografia
1. AIRES, M.M. Fisiologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. 2. GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de fisiologia médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 3. KOEPEN, B.; STANTON, B. Fisiologia: Berne & Levy. 6.ed. Rio de Janeiro; 2009.

Bibliografia Complementar
1. GANONG, W.F. Fisiologia Médica. 22ª ed., Porto Alegre: Artmed Editora, 2006. 2. CURI, R.; ARAÚJO FILHO, J. P. Fisiologia básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. 3. BRAUNWALD, E. Tratado de medicina cardiovascular. 6. ed. São Paulo: Roca, 2003 4. SILVERTHORN, D.U. Fisiologia Humana: uma abordagem integrada. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 5. CINGOLANI, H.E.; HOUSSAY, A.B. Fisiologia Humana de Houssay. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Carregando...