Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Promoção da Saúde ( PROF2006 )
Unidade:
Programa de Pós-Graduação em Rede Saúde da Família
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
Qualificar o discente para realizar atividades de promoção de saúde e de educação popular em saúde de modo dialógico com saberes e praticas existentes no território, nas famílias, nos indivíduos e na comunidade

Ementa
Promoção da Saúde como prática/ação que contribui para a autonomia dos usuários. Valorizando os modos de vida e potencializando as redes vivas do cuidado dos terrítórios. Marcos históricos e conceituais da promoção da saúde e as implicações na reorientação dos serviços. Debate da relação entre os determinantes sociais e as ações de promoção da saúde na perspectiva territorial. Política Nacional de promoção da saúde e as possibilidades de produção do cuidado na perspectiva da equidade, da gestão participativa, da participação popular, da autonomia do sujeito, da integralidade  e da intersetorialidade

Bibliografia
LEITURAS BÁSICAS ALMEIDA, A. W. B. de. Nova Cartografia Social: territorialidades específicas e politização da consciência das fronteiras. In: ALMEIDA, A. W. B. de; FARIAS JÚNIOR, E. de A. (orgs). Povos e comunidades tradicionais: nova cartografia social. Manaus: UEA Edições, 2013. p. 157- 173. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Por uma cultura da paz, a promoção da saúde e a prevenção da violência. Brasília, 2009. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde. Projeto Promoção da Saúde. Brasília, 2002. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS. Brasília, 2018. BUSS, P.M.; PELLEGRINI FILHO, A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis [Internet]. 2007Jan;17(1):77–93. Caso complexo da família Cardoso. CZERESNIA, D. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. Cad Saúde Pública [Internet]. 1999Oct;15(4):701–9. DANTAS, V.L. e LINHARES, A.M.B. Círculos de Cultura: problematização da realidade e protagonismo popular. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. – Brasília, 2014. II Caderno de educação popular em saúde. p. 73-80. FEICHAS, N.M. L.C.; SCHWEICKARDT, J.C.; FERLA, A.A. Estratégia Saúde da Família e práticas populares de saúde: diálogos entre redes vivas em um território de Manaus, AM, Brasil. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, p. e190629, 2020. HAESER, L. DE M.; BÜCHELE, F.; BRZOZOWSKI, F. S.. Considerações sobre a autonomia e a promoção da saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 22, n. 2, p. 605–620, abr. 2012. HEUFEMANN, N.E.C. et al. Produção do cuidado no ‘longe muito longe’: a Rede Cegonha no contexto ribeirinho da Amazônia. In: FEUERWERKER, L.C.M; BERTUSSI, D.C.; MERHY, E. E. (Orgs.). Avaliação compartilhada do cuidado em saúde: surpreendendo o instituído nas redes. Rio de Janeiro: Hexis, 2016. p 102-113. LACERDA, A.B.M. de et al. Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório. Audiol., Commun. Res., São Paulo, v. 18, n. 2, p. 85- 92, jun. 2013. MENDONÇA, F. de F.; NUNES, E. de F. P. de A. Atividades participativas em grupos de educação em saúde para doentes crônicos. Cad. Saúde colet., Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 200-204, jun. 2014. MERHY, E.E. et al. Redes Vivas: multiplicidades girando as existências, sinais da rua. Implicações para a produção do cuidado e a produção do conhecimento em saúde. Rev. Divulgação em Saúde para Debate, v. 52, p. 153-164, 2014. PAULINO, D. B. et al. A dança circular e Educação Popular em Saúde: construindo com as pessoas novas estratégias no cuidado em saúde no SUS. In: BOTELHO, B. O. de et al. (Org.). Educação Popular no Sistema Único de Saúde. São Paulo-SP: Hucitec Editora, 2018, p. 292-303. RAIMONDI, G. A. et al.. Intersetorialidade e Educação Popular em Saúde: no SUS com as Escolas e nas Escolas com o SUS. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n. 2, p. 73–78, abr. 2018. SAMPAIO, J. et al. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Interface, Botucatu, v. 18, supl. 2, p. 1299- 1311, 2014. SÍCOLI, J. L., NASCIMENTO, P. R. do. Promoção de saúde: concepções, princípios e operacionalização. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 7(12), 101–122. 2003. SILVA, G. G.S. et al. Um momento dedicado à espera e à promoção da saúde. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 33, n. 4, p. 1000-1013, 2013. Sumak Kawsa, Suma Qamaña, Teko Porã. O Bem-Viver. Revista Instituto Humanitas Unissinos. São Leopoldo, 23 de agosto de 2010 | edição 340. p. 2-13; 19-37. TRINDADE, A. A. M. da. et al. Vigilância popular da saúde nas comunidades pesqueiras tradicionais e ecologia dos saberes no enfrentamento à COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, 2021, 26(12), 6017–6026.   MÍDIA BÁSICA Videoaula: Diário de campo. Autor: Júlio César Schweickardt   DOCUMENTO/INSTRUMENTO Termo de autorização de imagem e voz para o podcast.

Bibliografia Complementar
LEITURAS COMPLEMENTARES ALMEIDA, E. R.; MOUTINHO, C.B.; LEITE, M.T.de S. A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 38, n. 101, p. 328-337, jun. 2014 BATISTA, P.S.de S.; VASCONCELOS, E.M.; COSTA, S.F.G. da. Ética nas ações educativas e de cuidado em saúde orientadas pela Educação Popular. Interface. Botucatu, v. 18, supl. 2, p. 1401- 1412, 2014. CAMPOS, H.M. et al. Direitos humanos, cidadania sexual e promoção de saúde: diálogos de saberes entre pesquisadores e adolescentes. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 41, n. 113, p. 658-669, abr. 2017. CARRAPATO, P.; CORREIA, P.; GARCIA, B. Determinante da saúde no Brasil: a procura da equidade na saúde. Saúde soc., São Paulo, v. 26, n. 3, p. 676-689, set. 2017. CARVALHO, F.F.B.de; GUERRA, P. H.; LOCH, M.R. Potencialidades e desafios das práticas corporais e atividades físicas no cuidado e promoção da saúde. Rev. Motriviv. Florianópolis, v. 32, n. 63, e71546, 2020. DIAS, M. S. de A. et al. Política Nacional de Promoção da Saúde: um estudo de avaliabilidade em uma região de saúde no Brasil. Ciênc. Saúde coletiva. Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 103-114, jan. 2018. FLEISCHER, S. De dentro de um apartamento no segundo andar. In: GODOY, D. C.; CYRINO, A. de P. P.; CARNEIRO, R. G. (Orgs.). Os primeiros passos na clínica: uma etnografia do ensino médico na atenção primária à saúde. São Paulo: Cultura Acadêmica Digital, 2020, p. 8-14. LIMA, K. M. S. V., SILVA, K. L., & TESSER, C. D. Práticas integrativas e complementares e relação com promoção da saúde: experiência de um serviço municipal de saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2014, 18(49), 261–272. MALTA, D.C. et al. O SUS e a Política Nacional de Promoção da Saúde: perspectiva, resultados, avanços e desafios em tempos de crise. Ciênc saúde coletiva. 2018Jun; 23(6):1799–809. MENDES, R; FERNANDEZ, J.C.A.; SACARDO, D. P. Promoção da saúde e participação: abordagens e indagações. Saúde em Debate [online]. 2016, v. 40, n. 108, pp. 190-203. PINTO, M.B.; SILVA, K.L. Promoção da saúde no território: potências e desafios dos projetos locais. Escola Anna Nery, v. 23, 2019. SANTORUM, J.A.; CESTARI, M.E. A educação popular na práxis da formação para o SUS. Trab. educ. saúde (Online), Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 223-240, out. 2011. SÍCOLI, J. L., NASCIMENTO, P. R. Promoção de saúde: concepções, princípios e operacionalização, Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.7, n.12, p.91-112, 2003. SOUZA, C. G.; OLIVEIRA, B. C.; PAULINO, D. B.. Quando a medicina encontra a Educação Popular em Saúde: intersecções teórico-práticas que modificam o cuidado em saúde. In: BOTELHO, B. O. de; et al. (Org.). Educação Popular no Sistema Único de Saúde. 1ed. São Paulo - SP: Hucitec Editora, 2018, v. 1, p. 26-40. VASCONCELOS, E. M. Educação popular: instrumento de gestão participativa dos serviços de saúde. In: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília, 2007. p. 18-30. WERNECK, J. Racismo institucional e saúde da população negra. Saúde soc., São Paulo, v. 25, n. 3, p. 535-549, set. 2016.   MÍDIAS COMPLEMENTARES Vídeo: Os Diálogos Interculturais como Tecnologia Leve para a promoção da Saúde sem Situações Complexas. Autor: José Ivo Pedrosa, 2019. Vídeo: Pistas da cartografia social na Amazônia. Autor: Reginaldo Conceição da Silva.  
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