Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Seminário de Estudos Avançados em Arte e Cultura ( PPGA0301 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Desenvolver conceitos básicos da mediação da arte e da cultrua na sociendade contemporânea com foco em sua interação com a pesqusia avançada em artes

Ementa
Estudos contemporâneos avançados sobre o campo das artes enquanto fenômeno antropossocial, particularmente focados nas interfaces entre arte, cultura e sociedade. Investigação teórico- metodológico entre arte e outros campos do conhecimento sobre identidades e diferenças no mundo globalizado. Estudos sobre a produção poética da linguagem e sua função enquanto memória cultural. Gestualidade, sonoridade, oralidade e visualidade: abordagens interativas da linguagem em produções artístico-estéticas.

Bibliografia
BARROSO, Paulo. Arte e sociedade: comunicação como processo. http://www.aps.pt/cms/docs_prv/docs/DPR460e84135cce8_1.pdf.  BHABHA. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.  BOSI, Ecléa. Cultura popular e cultura de massa. 10ª ed. Petrópolis, Vozes, 2000.  BOURRIAUD, Nicolas. Radicante – por uma estética da globalização. São Paulo: Martins Fontes, 2011. CALBRESE, Omar. A linguagem da arte. Rio de Janeiro: Globo, 2002.  COLOMBRES, Adolfo: Teoría transcultural del arte – haciaun pensamento visual independiente. Buenos Aires: Edicionesdel Sol, 2004. CERTEAU, Micheel. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2011, 2v.  DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2012.  FERRETI, Sérgio. Dimensões da Cultura: Popular e Erudita. Disponível em: http://www.gpmina.ufma.br/pastas/doc/Dimensoes%20da%20Cultura.pdf.  FERRY, Luc. Homo aestheticus – a invenção do gosto na era democrática. Lisboa: Edições 70, 2012.  GEBAUER, Günter; WULF, Christoph. Mimese na cultura – agir social, rituais e jogos, produções estéticas. São Paulo: Annablume, 2004.  GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 2006. GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1989.  GUATTARI, Félix. Fundamentos ético-políticos da interdisciplinaridade. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n.108, p.19-26, jan./mar.1992.  GINSBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Cia. das Letras, 1989. GUYAU, Jean-Marie. A arte do ponto de vista sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2009. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.  HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade.  HEINICH, Nathalie. A sociologia da arte. Bauru, SP: Edusc, 2008. JULIEN, François. O diálogo entre as culturas – do universal ao multiculturalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.   JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 2001. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 2003.  LUCAS, Maria Elizabeth e BASTOS, Rafael Menezes (orgs.). Pesquisas Recentes em Estudos Musicais no Mercosul, Série Estudos 4, 11-26. Porto Alegre: UFRGS, 2000. MORPHY, Howard;  PERKINS, Morgan (ed.). The anthropology of art – a reader. Oxford: Balckwell Publishing, 2006.

Bibliografia Complementar
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