Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica ( PGEB1052 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
1. Ampliar os conceitos e estudos sobre Língua, linguagem, ensino e aprendizagem; 2. Possibilitar a discussão dos conteúdos básicos e diretrizes oficiais para o ensino de língua e ao seu uso social; 3. Identificar os conceitos de texto, dentro dos estudos linguísticos contemporâneos, e reconhecer a escrita enquanto atividade processual; 4. Discutir o Ensino de língua e a interface com a literatura e o livro didático nesse processo

Ementa
Linguagem, língua, fala, discurso e multimodalidade. O texto como evento dialógico, na oralidade e na escrita. Gêneros Discursivos e Ensino e a interface com os estudos dos letramentos. O processo de recepção e de produção de diferentes gêneros discursivos na Educação Básica. A prática de ensino da leitura e da produção de textos (verbal e não-verbal) na sala de aula. Análise crítica do ensino da leitura e da produção de textos nos livros didáticos. Concepções de literatura e ensino. O livro e o leitor: prazer e conhecimento. O ensino de literatura e prática docente na Educação Básica. Práticas pedagógicas direcionadas à formação do leitor do texto literário. Competências e habilidades necessárias ao professor.

Bibliografia
1. BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2015. 256p. 2. CANDIDO, A. Literatura e sociedade. Editora Todavia; 1 ed. 2023. 3. KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2020. 4. PAIVA, F. A. (org.). Professores transformadores de ambientes multimodais de aprendizagem: projetos de ensino de linguagens. São Carlos: Pedro&João, 2022. 5. RIBEIRO, A. E. Textos Multimodais: Leitura e Produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. 6. RIBEIRO, A. E . Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para a sala de aula. São Paulo: Parábola, 2021. 181 p.

Bibliografia Complementar
1.BRAMBILA, G. Territorios do Letramento. São Paulo: Editora Contexto, 2024. Ebook. ISBN 9786555414783. 2.CAVALANTI, M. M. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto: 2018. 3. ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editora, 2019. 4. SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. 5.SANTOS, Z. B. GUALBERTO, C. L. Semiótica Social e multimodalidade [recurso eletrônico]: Um tributo a Gunther Kress. Vitória, ES: Edufes, 2023. 259 p.: il.; 21 cm. - (Coleção Pesquisa Ufes; 48). 6. VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Sheila Grillo, Editora 34, 1 eds., 2017.
Carregando...