Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ensino e Currículo na Educação Básica ( PGEB1054 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Investigar o campo de estudos do currículo em sua interface com o ensino na educação básica, políticas e reformas curriculares

Ementa
O campo de estudos do currículo; teorias curriculares e práticas de ensino: relações. Desenvolvimento curricular. Políticas curriculares. Currículo, reformas curriculares: repercussões no ensino. Abordagens contemporâneas: temáticas de gênero, etnorraciais e ambientais. Etnociências.

Bibliografia
1. GOODSON, I. Currículo: teoria e história. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. 2. SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica. 2009. 3. KRENAK, A. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras. 2020. 4. PINHEIRO, B. C. S. Como ser um professor antirracista. São Paulo: Planeta. 2023. 5. RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Jandaíra. 2019. 6. MACEDO, R. S.; MACEDO-DE-SÁ, S. M. Etnocurrículo: Etnoaprendizagens: a educação referenciada na cultura. São Paulo: Edições Loyola. 2015.

Bibliografia Complementar
1. AMBRÓSIO, M. (org.) Currículo, multiculturalismo, didáticas e saberes docentes [Recurso digital]. São Paulo: Pimenta Cultural, 2024. ISBN 978-65-5939-831-7. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/wp-content/uploads/2024/04/eBook_curriculomulticulturalismo.pdf. DOI 10.31560/pimentacultural/2024.98317. 2. ZANDAVALI, C. B.; SANTOS, M. A. L. Formação docente e currículos em tempos de BNCC: competências e habilidades para qual qualidade? [Recurso digital]. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023. ISBN 978-65-5939-906-2. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/wpcontent/uploads/2024/03/formacao-docente-bncc.pdf. DOI 10.31560/pimentacultural/2023.99062 3. TEZANI, T. C. R. Educação escolar, currículo e tecnologias: análises e proposições. [Recurso digital]. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. ISBN: 978-65-5939-307-7. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/wp-content/uploads/2024/05/eBook_Tecnologias-educacao 1.pdf. DOI: 10.31560/pimentacultural/2021.077. 4. THIESEN, J. S. Currículo e internacionalização na educação básica [Recurso digital]. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. ISBN: 978-65-5939-186-8. Disponível em:https://www.pimentacultural.com/wpcontent/ uploads/2024/05/eBook_curriculo_internacionalizacao.pdf. DOI:10.31560/pimentacultural/2021.868. 5. SILVA, R. R. D.; VASQUES, R. F.; SILVA, D. Apontamentos para uma agenda de pesquisa sobre as políticas curriculares no Brasil [Recurso digital]. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. ISBN: 978-65-5939-062-5. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/wp-content/uploads/2024/05/eBook_Apontamentos-agenda-.pdf. DOI: 10.31560/pimentacultural/2021.625. 6. APPLE, M. W. Ideologia e Currículo. 3 ed. Porto Alegre: Artmed. 2006. 288 p.7. MOREIRA, A. F. Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus. 2010. 143 p. 7. PACHECO, J. A. Estudos curriculares: para a compreensão crítica da educação. Porto:Porto. 2005. 189 p. 8. RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia da Letras. 1995. 480 p. 9. SOUZA NETO, A. Escola, currículo e tecnologias: desafios da integração pedagógica [Recurso digital]. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. ISBN: 978-65-86371-21-5. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/wp-content/uploads/2024/05/eBook_Escola-curriculotecnologia. pdf. DOI: 10.31560/pimentacultural/2020.215. 10. Artigos acadêmicos nas áreas de Currículo e Ensino.
Carregando...