Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Formação de professores para a Educação Básica ( PGEB1013 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Discutir a trajetória histórica do movimento de formação de professores no Brasil Mapear as principais produções na área de Formação de Professores Compreender os diferentes saberes que constituem os profissionais do Ensino Problematizar os processos formativos no Brasil e no Norte do estado do Espírito Santo.

Ementa
Perspectivas de formação de professores. Identidade, profissionalidade e profissionalização docente. Parceria e colaboração interinstitucional no processo formativo do professor. Modelos e tendências na área de formação de professores. Narrativas oral e escrita na formação. O papel da pesquisa na formação de professores. Produção de saberes profissionais no trabalho docente. Epistemologia da prática docente. Redes de saberes e fazeres docentes no cotidiano escolar. O conceito de experiência e as trajetórias pessoal e profissional dos professores.

Bibliografia
1. FOERSTE, E. Parceria na formação de professores. São Paulo: Cortez, 2005. 168p. 2. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à pratica educativa. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019. 144p. 3. GAUTHIER, C. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 2013. 480p.

Bibliografia Complementar
1. CANDAU, Vera M.; PAULO, Iliana; ANDRADE, Marcelo; et al. Educação em direitos humanos e formação de professores(as). (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos). São Paulo: Cortez Editora, 2014. E-book. ISBN 9788524922473. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788524922473/. 2. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; BELINTANE, Claudemir; ABUD, Katia M.; et al. Formação Continuada de Professores: Uma releitura das áreas de conteúdo. 2. ed. Porto Alegre: Cengage Learning Brasil, 2016. E-book. ISBN 9788522126187. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788522126187/. 3. CARVALHO, J. M. Práticas pedagógicas nas múltiplas redes educativas que atra- vessam o currículo. In: LIBÂNEO, J. C.; ALVES, N. (Org.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez Editora, 2012. p. 189-205. 4. DINIZ-PEREIRA, Júlio E.; ZEICHNER, Kenneth M. Formação de professores S/A. São Paulo: Autêntica Editora, 2019. E-book. ISBN 9788551304501. 5. FREITAS, Maria Teresa de A. Cibercultura e formação de professores. São Paulo: Autêntica Editora, 2009. E-book. ISBN 9788582176474. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788582176474/. 6. IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: ArtMed, 2009. E-book. ISBN 9788536321523. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536321523/. 7. MARTINS, Aracy A.; ANTUNES-ROCHA, Maria I. Educação do campo - Desafios para a formação de professores. São Paulo: Autêntica Editora, 2009. E-book. ISBN 9788582170069. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788582170069/. 8. NOGUEIRA, Simone do N. Educação Infantil: a escuta pedagógica na formação de professores. (Coleção docência em formação: educação infantil). São Paulo: Cortez Editora, 2023. E-book. ISBN 9786555554335. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786555554335/. 9. NÓVOA, A. Vidas de professores. Portugal: Porto, 2007. 10. OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de. Educação especial: Formação de professores para a inclusão escolar. São Paulo: Editora Contexto, 2022. E-book. ISBN 9786555414486. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786555414486/. 11. PIMENTA, Selma G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012. E-book. ISBN 9786555550146. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786555550146/. 12. SANTOS, Márcia Pereira dos; PAULA, Maria Helena de P.; MARTINES, Selma. Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Editora Blucher, 2017. E-book. ISBN 9788580392258. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788580392258/. 13. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 14. TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. 1. ed. São Paulo: Vozes, 2014.
Carregando...