Conhecimentos:
- Conhecer a estrutura e a função dos sistemas biológicos e do movimento humano e relacionar com os aspectos fisiopatológicos das condições de saúde mais prevalentes na atenção terciária e com o fazer fisioterapêutico
- Conhecer e selecionar as estratégias de avaliação e intervenção fisioterapêuticas para adequada prevenção, atenuação, recuperação e reabilitação da funcionalidade
- Conhecer as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional
- Julgar as fontes de informação para selecionar evidências de qualidade metodológica e práticas profissionais adequadas
- Conhecer o sistema de saúde vigente e as políticas públicas em saúde para estabelecer estratégias fisioterapêuticas e interprofissionais adequadas às necessidades da população nos três níveis de atenção à saúde
- Criar estratégias para educação continuada e permanente
Habilidades:
- Aplicar as normas de biossegurança de acordo com o nível de risco biológico nos espaços de atuação fisioterapêutica
- Atuar em equipe de forma colaborativa, interprofissional e interdisciplinar
- Reconhecer ameaças à vida e aplicar princípios básicos e avançados para seu suporte na assistência fisioterapêutica
- Desenvolver raciocínio clínico pautado no conhecimento científico, na experiência clínica e nas necessidades biopsicossociais da pessoa e da coletividade
- Realizar a avaliação fisioterapêutica por meio da coleta de informações, da escolha e aplicação dos instrumentos de avaliação e análise dos exames complementares, estabelecendo prioridades de acordo com as necessidades do paciente e a realidade do serviço, considerando os aspectos biopsicossociais
- Elaborar objetivos fisioterapêuticos coerentes com o diagnóstico fisioterapêutico e compartilhados com os pacientes
- Realizar intervenção fisioterapêutica na prevenção, atenuação, recuperação e reabilitação da funcionalidade coerente com os objetivos fisioterapêuticos estabelecidos
- Reavaliar o efeito das intervenções fisioterapêuticas e readequar o plano de tratamento e elaborar plano de alta
- Estabelecer prognóstico e alta fisioterapêutica
- Desenvolver comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita
- Registrar informações do paciente de forma clara, coesa e organizada, seguindo a linguagem técnica-científica e as regras ortográficas e gramaticais
- Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais
- Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis
- Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente
- Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico, inclusive em língua estrangeira
- Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação
- Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas e práticas profissionais
- Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional nas ações de saúde
Atitudes:
- Atuar com protagonismo nas tomadas de decisão, demonstrando proatividade e criatividade
- Atuar de forma ética, humanizada, sustentável, comprometida e responsável, com visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades
- Relacionar-se com o paciente, equipe multiprofissional e família de forma empática, respeitosa, ética, responsável e humanizada, considerando os aspectos biopsicossociais envolvidos no processo saúde-doença do indivíduo
- Desenvolver escuta ativa e qualificada e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas
- Ter autonomia, liderança e visão crítica
- Defender a vida e o sistema único de saúde (SUS) com ações inclusivas de promoção da saúde, educação e desenvolvimento comunitário nos diferentes níveis de atenção à saúde
- Respeitar a diversidade humana nas relações interpessoais
- Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe de modo interprofissional e colaborativo
- Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita
- Gerir conflitos
- Ser organizado
- Agir de forma coerente, prudente e razoável considerando os aspectos biopsicossociais, éticos e de legislação nas situações cotidianas