Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos de Estudos em Fisioterapia X ( DIS17352 )
Unidade:
Departamento de Fisioterapia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
Conhecimentos: - Conhecer e selecionar as estratégias de avaliação e intervenção fisioterapêuticas baseadas em evidências científicas para adequada prevenção, atenuação, promoção, recuperação e reabilitação das disfunções neurológicas nos três níveis de atenção à saúde - Conhecer os princípios e diretrizes do sistema de saúde vigente, sua organização e gestão de serviços nas ações de cuidado e gestão em saúde relacionados às disfunções neurológicas Habilidades: - Desenvolver raciocínio clínico ao planejar intervenções fisioterapêuticas na reabilitação neurofuncional do adulto - Estabelecer relações entre evidências científicas e intervenções fisioterapêuticas - Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico, inclusive em língua estrangeira - Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação - Desenvolver habilidade de discussão sobre intervenções e seus efeitos em pessoas com disfunções neurológicas - Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais - Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis -Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente -Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas -Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita -Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional nas ações de saúde Atitudes: - Atuar com protagonismo nas tomadas de decisão - Demonstrar proatividade e criatividade - Estabelecer escuta ativa e qualificada - Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita - Ter autonomia, liderança e visão crítica - Respeitar a diversidade humana nas relações interpessoais - Agir com equidade - Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades - Ser organizado e assíduo

Ementa
Diagnóstico e conduta fisioterapêutica no paciente com afecções neurológicas.

Bibliografia
1. UMPHRED, D. A. Reabilitação neurológica. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. E-book. 1168 p. 2. BURKE-DOE, A. Casos clínicos em fisioterapia e reabilitação neurológica. Porto Alegre: AMGH, 2015. E-book. 400 p. 3. SHUMWAY-COOK, A.; WOOLLACOTT, M. H. Controle motor teoria e aplicações práticas. 3. ed. Barueri: Manole, 2010. 633 p.

Bibliografia Complementar
1. ASSIS, R. D. Condutas práticas em fisioterapia neurológica. Barueri: Manole, 2012. E-book. 626 p. 2. DAVIES, P. M. Hemiplegia: tratamento para pacientes após AVC e outras lesões cerebrais. 2. Ed. Barueri: Manole, 2008. E-book. 637 p. 3. ORSINI, M. Reabilitação nas doenças neuromusculares abordagem interdisciplinar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. E-book. 352 p. 4. SILVA, G. S.; MIRANDA, R. C. A. N.; MASSAUD, R. M. Acidente Vascular Cerebral: Prevenção, Tratamento Agudo e Reabilitação. Rio de Janeiro: Atheneu, 2015. E-book. 336 p. 5. ZUKERMAN E.; BRANDT, R. A.; COELHO, F. M. S.Acidente vascular cerebral protocolos gerenciados do Hospital Israelita Albert Einstein. Barueri: Manole, 2009. E-book. 243 p.
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