Conhecimentos:
- Conhecer e selecionar as estratégias de avaliação e intervenção fisioterapêuticas baseadas em evidências científicas para adequada prevenção, atenuação, promoção, recuperação e reabilitação nas principais condições de saúde da criança, nos três níveis de atenção à saúde
- Conhecer os princípios e diretrizes do sistema de saúde vigente, sua organização e gestão de serviços nas ações de cuidado e gestão em saúde relacionados à saúde da criança.
- Conhecer a funcionalidade e incapacidade nas crianças com as condições de transtorno do espectro autista, torcicolo congênito, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de desenvolvimento de coordenação, prematuridade.
Habilidades:
- Desenvolver raciocínio clínico ao planejar intervenções fisioterapêuticas na reabilitação da criança
- Estabelecer relações entre evidências científicas e intervenções fisioterapêuticas
- Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais
- Aplicar os conhecimentos de estrutura e função dos sistemas biológicos e do movimento relacionados às crianças com as condições de transtorno do espectro autista, torcicolo congênito, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de desenvolvimento de coordenação, prematuridade
- Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis
- Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente
- Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico, inclusive em língua estrangeira
- Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação
- Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas
- Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita
- Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional nas ações de saúde
Atitudes:
- Atuar com protagonismo nas tomadas de decisão
- Demonstrar proatividade e criatividade
- Estabelecer escuta ativa e qualificada
- Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita
- Ter autonomia, liderança e visão crítica
- Respeitar a diversidade humana nas relações interpessoais
- Agir com equidade
- Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades
- Ser organizado