Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos de Estudos em Fisioterapia VIII ( DIS17350 )
Unidade:
Departamento de Fisioterapia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
Conhecimentos: - Conhecer e selecionar as estratégias de avaliação e intervenção fisioterapêuticas baseadas em evidências científicas para adequada prevenção, atenuação, promoção, recuperação e reabilitação nas principais condições de saúde da criança, nos três níveis de atenção à saúde - Conhecer os princípios e diretrizes do sistema de saúde vigente, sua organização e gestão de serviços nas ações de cuidado e gestão em saúde relacionados à saúde da criança. - Conhecer a funcionalidade e incapacidade nas crianças com as condições de transtorno do espectro autista, torcicolo congênito, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de desenvolvimento de coordenação, prematuridade.  Habilidades: - Desenvolver raciocínio clínico ao planejar intervenções fisioterapêuticas na reabilitação da criança - Estabelecer relações entre evidências científicas e intervenções fisioterapêuticas - Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais -  Aplicar os conhecimentos de estrutura e função dos sistemas biológicos e do movimento relacionados às crianças com  as condições de transtorno do espectro autista, torcicolo congênito, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de desenvolvimento de coordenação, prematuridade  - Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis - Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente - Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico, inclusive em língua estrangeira - Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação - Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas - Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita - Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional nas ações de saúde Atitudes: - Atuar com protagonismo nas tomadas de decisão - Demonstrar proatividade e criatividade - Estabelecer escuta ativa e qualificada - Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita - Ter autonomia, liderança e visão crítica - Respeitar a diversidade humana nas relações interpessoais - Agir com equidade - Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades - Ser organizado

Ementa
Avaliação, diagnóstico e tratamento fisioterapêutico nas principais condições de saúde na infância:  transtorno de espectro autista, torcicolo congênito, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de desenvolvimento de coordenação, prematuridade  

Bibliografia
1. PRADO, C.; VALE, L. A. Fisioterapia Neonatal e Pediátrica. São Paulo: Manole, 2012. E-book. 565 p. 2. TECKLIN, J. S. Fisioterapia pediátrica. 5a ed. São Paulo: Editora Manole, 2019. E-book. 840 p. 3. FINNIE, N. R. O manuseio em casa da criança com paralisia cerebral. 3. Ed. Barueri: Manole, 2000. E-book. 316 p.

Bibliografia Complementar
1. CAMARGOS, A. C. R.; LEITE, H. R.; MORAIS, R. L. D. S.; et al Fisioterapia em pediatria: da evidência à prática clínica. Rio de Janeiro: MedBook Editora, 2019. E-book. 640 p. 2. JOHNSTON, C.; ZANETTI, N. M. Fisioterapia Pediátrica Hospitalar. Rio de Janeiro: Atheneu. 200 E-book. 200 p. 3. CANALES, L. K.; LYTLE, R. K. Atividades físicas para jovens com deficiências graves. Barueri Manole, 2013. E-book. 120 p. 4. CURY, V. C. R.; BRANDÃO, M. B. Reabilitação em paralisia cerebral. Rio de Janeiro: MedBook Editora, 2011. E-book. 480 p. 5.  VOLKMAR, Fred R.; WIESNER, Lisa A.  Autismo: guia essencial para compreensão e tratamento. Porto Alegre: Artmed. 2019. E-book. 337p.
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