Conhecimentos:
- Relacionar os conhecimentos das estruturas e funções da pele com as diferentes condições de saúde que afetam o sistema tegumentar
- Conhecer os testes diagnósticos e instrumentos avaliativos aplicados às disfunções do sistema tegumentar
- Conhecer os recursos de eletrotermofototerapia, terapia manual e cinesioterapia aplicados à prevenção e/ou recuperação do sistema tegumentar.
Habilidades:
- Aplicar as normas de biossegurança de acordo com o nível de risco biológico
- Elaborar diagnóstico fisioterapêutico e estabelecer relação com avaliação e objetivos fisioterapêuticos.
- Elaborar objetivos fisioterapêuticos compartilhados com o paciente
- Propor e executar ações de cuidado preventivo e curativo nas disfunções tegumentares nos três níveis de atenção alinhadas às políticas públicas, com ênfase na intersetorialidade e interprofissionalidade, trabalho em equipe e o saber popular
- Desenvolver raciocínio clínico, planejar e realizar intervenções fisioterapêuticas, nos três níveis de atenção à saúde
Atitudes:
- Estabelecer comunicação assertiva com o paciente, familiar/cuidador e equipe profissional
- Agir de forma coerente e com ética, fundamentado nas legislações do exercício profissional
- Atuar com protagonismo, criatividade, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento no âmbito da fisioterapia dermatofuncional
- Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe de modo interprofissional e
colaborativo e gerir conflitos
- Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais
- Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis
- Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente
- Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico, inclusive em língua estrangeira
- Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação
- Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas
- Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita
- Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional