Conhecimentos
- Conhecer as estruturas anatômicas e sua biomecânica envolvidas nas disfunções temporomandibulares
- Conhecer os diferentes tipos de disfunção temporomandibular, sua fisiopatologia, prognóstico e manejo
- Avaliar a pessoa com disfunção temporomandibular de forma biopsicossocial
Habilidades:
- Aplicar as normas de biossegurança de acordo com o nível de risco biológico na assistência ao paciente com disfunção temporomandibular
- Aplicar os conhecimentos de estruturas e funções do aparelho estomatognático no atendimento ao paciente com disfunção temporomandibular
- Desenvolver raciocínio clínico pautado no conhecimento científico, na experiência clínica e nas necessidades biopsicossociais do paciente com disfunção temporomandibular e da coletividade nos três níveis de atenção à saúde
- Aplicar estratégias de avaliação interdisciplinar e interpretar exames complementares para elaborar diagnóstico e planejamento interdisciplinar da funcionalidade relacionada às disfunções temporomandibulares considerando os aspectos biopsicossociais
- Elaborar objetivos terapêuticos coerentes com o diagnóstico de forma interdisciplinar e compartilhado com os pacientes
- Aplicar estratégias de gestão do cuidado à saúde e para o autocuidado dos pacientes com disfunção temporomandibular
- Indicar adequadamente os equipamentos sociais do território e demais serviços dos diferentes níveis de atenção à saúde considerando as necessidades dos pacientes com disfunção temporomandibular
- Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis
- Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente
- Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades locais, regionais e nacionais
- Atuar em equipe de forma colaborativa e interprofissional
- Realizar estratégias interprofissionais adequadas às necessidades da população nos três níveis de atenção à saúde, de acordo com o sistema de saúde vigente e as políticas públicas em saúde
- Desenvolver comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita
- Aprimorar leitura crítica, inclusive em língua estrangeira, e o uso de tecnologias de comunicação e informação
- Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas e práticas profissionais
Atitudes:
- Atuar com protagonismo nas tomadas de decisão
- Cuidar ético, humanizado, sustentável, comprometido e responsável
- Demonstrar proatividade e criatividade
- Desenvolver escuta ativa e qualificada e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas
- Apresentar iniciativas empreendedoras
- Ter autonomia, liderança e visão crítica
- Defender a vida e o sistema único de saúde (SUS) com ações inclusivas de promoção da saúde, educação e desenvolvimento comunitário nos diferentes níveis de atenção à saúde, a diversidade humana nas relações interpessoais
- Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe de modo interprofissional e colaborativo
- Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita
- Agir com equidade
- Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades
- Gerir conflitos
- Ser organizado