Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio supervisionado III ( DIS17340 )
Unidade:
Departamento de Fisioterapia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
10
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
315
Número de Créditos:
10

Objetivos
Conhecimentos: - Conhecer a estrutura e a função dos sistemas biológicos e do movimento humano e relacionar com os aspectos fisiopatológicos das condições de saúde mais prevalentes na atenção terciária e com o fazer fisioterapêutico - Conhecer e selecionar as estratégias de avaliação e intervenção fisioterapêuticas para adequada prevenção, atenuação, recuperação e reabilitação da funcionalidade - Conhecer as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional - Julgar as fontes de informação para selecionar evidências de qualidade metodológica e práticas profissionais adequadas - Conhecer o sistema de saúde vigente e as políticas públicas em saúde para estabelecer estratégias fisioterapêuticas e interprofissionais adequadas às necessidades da população nos três níveis de atenção à saúde - Criar estratégias para educação continuada e permanente Habilidades: - Aplicar as normas de biossegurança de acordo com o nível de risco biológico nos espaços de atuação fisioterapêutica - Atuar em equipe de forma colaborativa, interprofissional e interdisciplinar - Reconhecer ameaças à vida e aplicar princípios básicos e avançados para seu suporte na assistência fisioterapêutica - Desenvolver raciocínio clínico pautado no conhecimento científico, na experiência clínica e nas necessidades biopsicossociais da pessoa e da coletividade - Realizar a avaliação fisioterapêutica por meio da coleta de informações, da escolha e aplicação dos instrumentos de avaliação e análise dos exames complementares, estabelecendo prioridades de acordo com as necessidades do paciente e a realidade do serviço, considerando os aspectos biopsicossociais - Elaborar objetivos fisioterapêuticos coerentes com o diagnóstico fisioterapêutico e compartilhados com os pacientes - Realizar intervenção fisioterapêutica na prevenção, atenuação, recuperação e reabilitação da funcionalidade coerente com os objetivos fisioterapêuticos estabelecidos - Reavaliar o efeito das intervenções fisioterapêuticas e readequar o plano de tratamento e elaborar plano de alta - Estabelecer prognóstico e alta fisioterapêutica - Desenvolver comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita - Registrar informações do paciente de forma clara, coesa e organizada, seguindo a linguagem técnica-científica e as regras ortográficas e gramaticais - Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais - Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis - Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente - Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico, inclusive em língua estrangeira - Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação - Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas e práticas profissionais - Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional nas ações de saúde Atitudes: - Atuar com protagonismo nas tomadas de decisão, demonstrando proatividade e criatividade - Atuar de forma ética, humanizada, sustentável, comprometida e responsável, com visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades - Relacionar-se com o paciente, equipe multiprofissional e família de forma empática, respeitosa, ética, responsável e humanizada, considerando os aspectos biopsicossociais envolvidos no processo saúde-doença do indivíduo - Desenvolver escuta ativa e qualificada e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas - Ter autonomia, liderança e visão crítica - Defender a vida e o sistema único de saúde (SUS) com ações inclusivas de promoção da saúde, educação e desenvolvimento comunitário nos diferentes níveis de atenção à saúde - Respeitar a diversidade humana nas relações interpessoais - Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe de modo interprofissional e colaborativo - Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita - Gerir conflitos - Ser organizado - Agir de forma coerente, prudente e razoável considerando os aspectos biopsicossociais, éticos e de legislação nas situações cotidianas

Ementa
Prática profissional no cuidado fisioterapêutico na atenção terciária, considerando o contexto biopsicossocial do indivíduo, com ênfase na atuação interprofissional.

Bibliografia
1. SARMENTO, G. J. V. Fisioterapia respiratória de A a Z, São Paulo: Editora Manole, 2016. E-book. 361 p. 2. RIBEIRO, D. C.; SHIGUEMOTO, T. S. O ABC da Fisioterapia Respiratória. 2. ed. São Paulo: Editora Manole, 2015. E-book. 562 p. 3. SARMENTO, G. J. V. Recursos em fisioterapia cardiorrespiratória. São Paulo: Editora Manole, 2012. E-book. 368 p.

Bibliografia Complementar
1. SARMENTO, G. J. V.; CARVALHO, F. A. D.; PEIXE, A. D. A. F. Fisioterapia respiratória em pediatria e neonatologia. 2. ed. São Paulo: Editora Manole, 2011. E-book. 608 p. 2. PRYOR, J. A; WEBBER, B. A. Fisioterapia para problemas respiratórios e cardíacos. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. 384 p. 3. UMEDA, I. I. K. Manual de Fisioterapia na Reabilitação Cardiovascular.  2.ed. São Paulo: Manole, 2014. E-book. 226 p. 4. REGENGA, M. M. Fisioterapia em cardiologia: da unidade de terapia intensiva à reabilitação, São Paulo: Roca, 2012. 688 p. 5. MACHADO, M. G. R. Bases da Fisioterapia Respiratória - Terapia Intensiva e Reabilitação. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. E-book. 550 p.
Carregando...