Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Fisioterapia Dermatofuncional ( DIS17332 )
Unidade:
Departamento de Fisioterapia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Conhecimentos: - Relacionar os conhecimentos das estruturas e funções da pele com as diferentes condições de saúde que afetam o sistema tegumentar - Conhecer os testes diagnósticos e instrumentos avaliativos aplicados às disfunções do sistema tegumentar - Especificar os recursos fisioterapêuticos baseado em eletrotermofototerapia, terapia manual e cinesioterapia relacionados à prevenção e/ou recuperação do sistema tegumentar - Conhecer a atuação do fisioterapeuta nas disfunções tegumentares em todos os níveis de atenção à saúde, primária, secundária e terciária - Conhecer adequadamente as redes de equipamentos públicos e serviços de proteção social na assistência ao paciente com disfunções tegumentares nos diferentes níveis de atenção à saúde Habilidades: - Analisar e aplicar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional na assistência fisioterapêutica ao paciente com afecções estéticas e dermatológicas - Aplicar as normas de biossegurança de acordo com o nível de risco biológico na assistência fisioterapêutica ao paciente com afecções estéticas e dermatológicas - Reconhecer ameaças à vida e aplicar princípios básicos para seu suporte na assistência fisioterapêutica ao paciente com afecções estéticas e dermatológicas - Aplicar os conhecimentos das estruturas e funções da pele com as diferentes condições de saúde que afetam o sistema tegumentar articulados ao fazer fisioterapêutico - Aplicar os conhecimentos de dermocosméticos e nutracêuticos e sua relação com as estruturas e funções do sistema tegumentar articulados ao fazer fisioterapêutico - Desenvolver raciocínio clínico pautado no conhecimento científico, na experiência clínica e nas necessidades biopsicossociais da pessoa com disfunções tegumentares e da coletividade nos três níveis de atenção à saúde. - Propor e executar ações de cuidado preventivo e curativo nas disfunções tegumentares nos três níveis de atenção alinhadas às políticas públicas, com ênfase na intersetorialidade e interprofissionalidade, trabalho em equipe e o saber popular - Aplicar medidas de promoção de saúde, prevenção, atenuação, recuperação e reabilitação no cuidado de disfunções tegumentares nos três níveis de atenção visando qualidade de vida da população - Aplicar estratégias de avaliação fisioterapêutica e interpretar exames complementares para elaborar diagnóstico e planejamento fisioterapêutico da funcionalidade humana na pessoa com disfunções tegumentares, considerando suas relações sociais e ambientais - Elaborar objetivos fisioterapêuticos coerentes com o diagnóstico fisioterapêutico e compartilhados com os pacientes - Realizar intervenção fisioterapêutica na prevenção, atenuação, recuperação e reabilitação da funcionalidade coerente com o diagnóstico fisioterapêutico estabelecido no âmbito das pessoas com disfunções tegumentares - Aplicar estratégias de gestão do cuidado à saúde e para o autocuidado da pessoa com disfunções tegumentares e da família - Estabelecer prognóstico e alta fisioterapêutica da pessoa com disfunções tegumentares - Indicar adequadamente os equipamentos sociais do território e demais serviços dos diferentes níveis de atenção à saúde considerando as necessidades do indivíduo disfunções tegumentares -Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico, inclusive em língua estrangeira - Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis - Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação - Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente - Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais - Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas e práticas profissionais Atitudes: - Estabelecer comunicação assertiva com o paciente, familiar/cuidador e equipe profissional e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas - Agir de forma coerente e com ética, fundamentado nas legislações do exercício profissional - Atuar com protagonismo, criatividade, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento no âmbito da fisioterapia dermatofuncional - Elaborar proposta terapêutica a partir de uma abordagem biopsicossocial e prática baseada em evidência - Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe de modo interprofissional e colaborativo e gerir conflitos - Ser organizado

Ementa
Abordagem fisioterapêutica nas condições tegumentares, nos três níveis de atenção à saúde, considerando o contexto biopsicossocial e a prática baseada em evidências.

Bibliografia
1. FÖLDI, M.; STRÖSSENREUTHER, F. H. K. Princípios de drenagem linfática. 4. ed. Barueri: Manole, 2012. E-book. 100 p. 2. BORGES, F. S. Dermato-funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2010. 678 p. 3. GUIRRO, E. C. O.; GUIRRO, R. R. J. Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos, patologias. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2002. 560 p.

Bibliografia Complementar
1. MATIELLO, A. A.; SANTANA, P. C.; CAMARGO, B. I. A.; et al. Fisioterapia dermatofuncional. Porto Alegre: SAGAH, 2021. E-book. 282 p. 2. SEBASTIAN, D. Principles of Manual Therapy. London: Jp Medical, 2019. 370 p. 3. RODRIGUES, P. A.; PETRI, T. C.  Eletroterapia facial e corporal avançada. Porto Alegre: SAGAH, 2018. E-book. 172 p. 4. GLASSEY, N. Physiotherapy for burns and plastic reconstruction of the hand. 1. ed. London; Philadelphia: Whurr, 2004. 207 p.  5. LIEBANO, R. E. Eletroterapia aplicada à reabilitação dos fundamentos às evidências. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2021. E-book. 190 p.
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