Conhecimentos:
- Conhecer a estrutura e a função dos sistemas biológicos e do movimento humano e relacionar com os aspectos fisiopatológicos das condições de saúde que afetam o sistema cardiorrespiratório para a prática fisioterapêutica na atenção secundária à saúde
-Conhecer e indicar as estratégias de avaliação e intervenção fisioterapêuticas para adequada prevenção, atenuação, recuperação e reabilitação da funcionalidade em condições de saúde do sistema cardiorrespiratório
- Conhecer as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional
- Conhecer as fontes de informação para selecionar evidências de qualidade metodológica e práticas profissionais adequadas
- Conhecer o sistema de saúde vigente e as políticas públicas em saúde para estabelecer estratégias fisioterapêuticas e interprofissionais adequadas às necessidades da população nos três níveis de atenção à saúde
- Criar estratégias para educação continuada e permanente
Habilidades:
- Analisar e aplicar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional na assistência fisioterapêutica do paciente com disfunções cardiorrespiratórias
- Aplicar as normas de biossegurança de acordo com o nível de risco biológico na assistência fisioterapêutica ao paciente com disfunções cardiorrespiratórias
- Reconhecer ameaças à vida e aplicar princípios básicos para seu suporte na assistência fisioterapêutica ao paciente com disfunções cardiorrespiratórias
-Aplicar os conhecimentos de estruturas e funções do sistema cardiorrespiratório e do movimento humano articulados ao fazer fisioterapêutico relacionado às disfunções cardiorrespiratórias
- Atuar em equipe de forma colaborativa, interprofissional e interdisciplinar
- Desenvolver raciocínio clínico pautado no conhecimento científico, na experiência clínica e nas necessidades biopsicossociais da pessoa com disfunções cardiorrespiratórias e da coletividade nos três níveis de atenção à saúde
- Aplicar estratégias de avaliação fisioterapêutica e interpretar exames complementares para elaborar diagnóstico e planejamento fisioterapêutico da funcionalidade humana na pessoa com disfunções cardiorrespiratórias, considerando os aspectos biopsicossociais da pessoa com disfunções cardiorrespiratórias
- Elaborar objetivos fisioterapêuticos coerentes com o diagnóstico fisioterapêutico e compartilhados com os pacientes
- Realizar intervenção fisioterapêutica na prevenção, atenuação, recuperação e reabilitação da funcionalidade coerente com os objetivos fisioterapêuticos estabelecidos no âmbito da pessoa com disfunções cardiorrespiratórias
- Aplicar estratégias de gestão do cuidado à saúde e para o autocuidado da pessoa com disfunções cardiorrespiratórias e da família
- Estabelecer prognóstico e alta fisioterapêutica da pessoa com disfunções cardiorrespiratórias
- Desenvolver comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita
- Tomar decisões em relação ao uso apropriado da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas quanto à eficácia e ao custo-efetividade no âmbito da pessoa com disfunções cardiorrespiratórias
-Indicar adequadamente os equipamentos sociais do território e demais serviços dos diferentes níveis de atenção à saúde considerando as necessidades da pessoa com disfunções cardiorrespiratórias
- Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis
- Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação
- Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente
- Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais
- Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas e práticas profissionais
Atitudes:
- Atuar com protagonismo nas tomadas de decisão, demonstrando proatividade e criatividade
- Atuar de forma ética, humanizada, sustentável, comprometida e responsável, com visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades
- Relacionar-se com o paciente, equipe multiprofissional e família de forma empática, respeitosa, ética, responsável e humanizada, considerando os aspectos biopsicossociais envolvidos no processo saúde-doença do indivíduo.
- Desenvolver escuta ativa e qualificada e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas.
- Ter autonomia, liderança e visão crítica.
- Respeitar a diversidade humana nas relações interpessoais.
- Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe de modo interprofissional e colaborativo.
- Gerir conflitos.
- Ser organizado.
- Agir de forma coerente, prudente e razoável considerando os aspectos biopsicossociais, éticos e de legislação nas situações cotidianas.