Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Prática em Fisioterapia Cardiorrespiratória ( DIS17320 )
Unidade:
Departamento de Fisioterapia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
Conhecimentos: - Conhecer a estrutura e a função dos sistemas biológicos e do movimento humano e relacionar com os aspectos fisiopatológicos das condições de saúde que afetam o sistema cardiorrespiratório para a prática fisioterapêutica na atenção secundária à saúde -Conhecer e indicar as estratégias de avaliação e intervenção fisioterapêuticas para adequada prevenção, atenuação, recuperação e reabilitação da funcionalidade em condições de saúde do sistema cardiorrespiratório - Conhecer as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional - Conhecer as fontes de informação para selecionar evidências de qualidade metodológica e práticas profissionais adequadas - Conhecer o sistema de saúde vigente e as políticas públicas em saúde para estabelecer estratégias fisioterapêuticas e interprofissionais adequadas às necessidades da população nos três níveis de atenção à saúde - Criar estratégias para educação continuada e permanente Habilidades: - Analisar e aplicar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional na assistência fisioterapêutica do paciente com disfunções cardiorrespiratórias - Aplicar as normas de biossegurança de acordo com o nível de risco biológico na assistência fisioterapêutica ao paciente com disfunções cardiorrespiratórias - Reconhecer ameaças à vida e aplicar princípios básicos para seu suporte na assistência fisioterapêutica ao paciente com disfunções cardiorrespiratórias -Aplicar os conhecimentos de estruturas e funções do sistema cardiorrespiratório e do movimento humano articulados ao fazer fisioterapêutico relacionado às disfunções cardiorrespiratórias - Atuar em equipe de forma colaborativa, interprofissional e interdisciplinar - Desenvolver raciocínio clínico pautado no conhecimento científico, na experiência clínica e nas necessidades biopsicossociais da pessoa com disfunções cardiorrespiratórias e da coletividade nos três níveis de atenção à saúde - Aplicar estratégias de avaliação fisioterapêutica e interpretar exames complementares para elaborar diagnóstico e planejamento fisioterapêutico da funcionalidade humana na pessoa com disfunções cardiorrespiratórias, considerando os aspectos biopsicossociais da pessoa com disfunções cardiorrespiratórias - Elaborar objetivos fisioterapêuticos coerentes com o diagnóstico fisioterapêutico e compartilhados com os pacientes - Realizar intervenção fisioterapêutica na prevenção, atenuação, recuperação e reabilitação da funcionalidade coerente com os objetivos fisioterapêuticos estabelecidos no âmbito da pessoa com disfunções cardiorrespiratórias - Aplicar estratégias de gestão do cuidado à saúde e para o autocuidado da pessoa com disfunções cardiorrespiratórias e da família - Estabelecer prognóstico e alta fisioterapêutica da pessoa com disfunções cardiorrespiratórias - Desenvolver comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita - Tomar decisões em relação ao uso apropriado da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas quanto à eficácia e ao custo-efetividade no âmbito da pessoa com disfunções cardiorrespiratórias -Indicar adequadamente os equipamentos sociais do território e demais serviços dos diferentes níveis de atenção à saúde considerando as necessidades da pessoa com disfunções cardiorrespiratórias - Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis - Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação - Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente - Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais - Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas e práticas profissionais Atitudes: - Atuar com protagonismo nas tomadas de decisão, demonstrando proatividade e criatividade - Atuar de forma ética, humanizada, sustentável, comprometida e responsável, com visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades - Relacionar-se com o paciente, equipe multiprofissional e família de forma empática, respeitosa, ética, responsável e humanizada, considerando os aspectos biopsicossociais envolvidos no processo saúde-doença do indivíduo. - Desenvolver escuta ativa e qualificada e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas. - Ter autonomia, liderança e visão crítica. - Respeitar a diversidade humana nas relações interpessoais. - Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe de modo interprofissional e colaborativo. - Gerir conflitos. - Ser organizado. - Agir de forma coerente, prudente e razoável considerando os aspectos biopsicossociais, éticos e de legislação nas situações cotidianas.

Ementa
Prática do cuidado fisioterapêutico ambulatorial, ao indivíduo que apresenta condições de saúde que afetam os sistemas respiratório e cardiovascular, considerando  fatores biopsicossociais  e priorizando a atuação interprofissional.

Bibliografia
1. SARMENTO, G.J. V. Fisioterapia respiratória de A a Z. São Paulo: Editora Manole, 2016. E-book. 361 p. 2. RIBEIRO, D. C.; SHIGUEMOTO, T. S. O ABC da Fisioterapia Respiratória. 2. ed. São Paulo: Editora Manole, 2015. E-book. 562 p. 3. SARMENTO, G.J. V. Recursos em fisioterapia cardiorrespiratória. São Paulo: Editora Manole, 2012. E-book. 368 p.

Bibliografia Complementar
1. SARMENTO, G.J. V.; CARVALHO, F.A. D.; PEIXE, A.D.A. F. Fisioterapia respiratória em pediatria e neonatologia. 2. ed. São Paulo: Editora Manole, 2011. E-book. 608 p. 2. PRYOR, J.A; WEBBER, B.A. Fisioterapia para problemas respiratórios e cardíacos. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. 384 p. 3. UMEDA, I.I.K. Manual de Fisioterapia na Reabilitação Cardiovascular.  2.ed. São Paulo: Manole, 2014. E-book. 226 p. 4. REGENGA, M.M. Fisioterapia em cardiologia: da unidade de terapia intensiva à reabilitação. São Paulo: Roca, 2012. 688 p. 5. MACHADO, M. G. R. Bases da Fisioterapia Respiratória - Terapia Intensiva e Reabilitação. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. E-book. 550 p.
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