Conhecimentos
- Relacionar os conhecimentos do sistema neuromusculoesquelético e da funcionalidade às principais disfunções neurológicas
- Conhecer e relacionar a fisiopatologia das principais disfunções neurológicas aos aspectos clínicos, considerando os aspectos biopsicossociais
- Conhecer e selecionar as estratégias de avaliação e intervenção fisioterapêuticas baseadas em evidências científicas para adequada prevenção, atenuação, promoção, recuperação e reabilitação das disfunções neurológicas nos três níveis de atenção à saúde
- Reconhecer magnitude esperada dos efeitos de intervenções fisioterapêuticas para adequada prevenção, atenuação, promoção, recuperação e reabilitação das disfunções neurológicas nos três níveis de atenção à saúde
- Conhecer os princípios e diretrizes do sistema de saúde vigente, sua organização e gestão de serviços nas ações de cuidado e gestão em saúde relacionados às disfunções neurológicas
Habilidades:
- Analisar e aplicar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional na assistência fisioterapêutica do paciente com disfunções neurológicas
- Aplicar as normas de biossegurança de acordo com o nível de risco biológico na assistência fisioterapêutica do paciente com disfunções neurológicas
- Reconhecer ameaças à vida e aplicar princípios básicos para seu suporte na assistência fisioterapêutica ao paciente com disfunções neurológicas.
- Aplicar os conhecimentos de estruturas e funções do sistema e do movimento humano articulados ao fazer fisioterapêutico relacionado às disfunções neurológicas
- Propor estratégias fisioterapêuticas e interprofissionais adequadas às necessidades da pessoa com disfunções neurológicas nos três níveis de atenção à saúde, de acordo com o sistema de saúde vigente e as políticas públicas em saúde
- Desenvolver raciocínio clínico pautado no conhecimento científico, na experiência clínica e nas necessidades biopsicossociais da pessoa com disfunções neurológicas e da coletividade nos três níveis de atenção à saúde
- Elaborar estratégias de avaliação fisioterapêutica e interpretar exames complementares para elaborar diagnóstico e planejamento fisioterapêutico da funcionalidade humana na pessoa com disfunções neurológicas, considerando suas relações sociais e ambientais
- Elaborar objetivos terapêuticos coerentes com o diagnóstico fisioterapêutico e compartilhados com os pacientes
- Elaborar intervenção fisioterapêutica na prevenção, atenuação, recuperação e reabilitação da funcionalidade coerente com o diagnóstico fisioterapêutico estabelecido no âmbito das pessoas com disfunções neurológicas
- Elaborar estratégias de gestão do cuidado à saúde e para o autocuidado da pessoa com disfunções neurológicas e da família
-Tomar decisões em relação ao uso apropriado da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas quanto à eficácia e ao custo-efetividade na assistência fisioterapêutica do paciente com disfunções neurológicas
- Indicar adequadamente os equipamentos sociais do território e demais serviços dos diferentes níveis de atenção à saúde considerando as necessidades do indivíduo com doenças disfunções neurológicas
- Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico, inclusive em língua estrangeira
- Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação
- Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis
- Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente
- Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais
- Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas e práticas profissionais
Atitudes:
- Atuar com protagonismo nas tomadas de decisão
- Demonstrar proatividade e criatividade
- Estabelecer escuta ativa e qualificada e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas
- Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita
- Ter autonomia, liderança e visão crítica
- Respeitar a diversidade humana nas relações interpessoais
- Agir com equidade
- Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades
- Gerir conflitos
- Ser organizado e assíduo