Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Fisioterapia Neurofuncional I ( DIS17318 )
Unidade:
Departamento de Fisioterapia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Conhecimentos - Relacionar os conhecimentos do sistema neuromusculoesquelético e da funcionalidade às principais disfunções neurológicas - Conhecer e relacionar a fisiopatologia das principais disfunções neurológicas aos aspectos clínicos, considerando os aspectos biopsicossociais - Conhecer e selecionar as estratégias de avaliação e intervenção fisioterapêuticas baseadas em evidências científicas para adequada prevenção, atenuação, promoção, recuperação e reabilitação das disfunções neurológicas nos três níveis de atenção à saúde - Reconhecer magnitude esperada dos efeitos de intervenções fisioterapêuticas para adequada prevenção, atenuação, promoção, recuperação e reabilitação das disfunções neurológicas nos três níveis de atenção à saúde - Conhecer os princípios e diretrizes do sistema de saúde vigente, sua organização e gestão de serviços nas ações de cuidado e gestão em saúde relacionados às disfunções neurológicas   Habilidades: -  Analisar e aplicar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional na assistência fisioterapêutica do paciente com disfunções neurológicas - Aplicar as normas de biossegurança de acordo com o nível de risco biológico na assistência fisioterapêutica do paciente com disfunções neurológicas - Reconhecer ameaças à vida e aplicar princípios básicos para seu suporte na assistência fisioterapêutica ao paciente com disfunções neurológicas. - Aplicar os conhecimentos de estruturas e funções do sistema   e do movimento humano articulados ao fazer fisioterapêutico relacionado às disfunções neurológicas - Propor estratégias fisioterapêuticas e interprofissionais adequadas às necessidades da pessoa com disfunções neurológicas nos três níveis de atenção à saúde, de acordo com o sistema de saúde vigente e as políticas públicas em saúde - Desenvolver raciocínio clínico pautado no conhecimento científico, na experiência clínica e nas necessidades biopsicossociais da pessoa com disfunções neurológicas e da coletividade nos três níveis de atenção à saúde - Elaborar estratégias de avaliação fisioterapêutica e interpretar exames complementares para elaborar diagnóstico e planejamento fisioterapêutico da funcionalidade humana na pessoa com disfunções neurológicas, considerando suas relações sociais e ambientais - Elaborar objetivos terapêuticos coerentes com o diagnóstico fisioterapêutico e compartilhados com os pacientes - Elaborar intervenção fisioterapêutica na prevenção, atenuação, recuperação e reabilitação da funcionalidade coerente com o diagnóstico fisioterapêutico estabelecido no âmbito das pessoas com disfunções neurológicas - Elaborar estratégias de gestão do cuidado à saúde e para o autocuidado da pessoa com disfunções neurológicas e da família -Tomar decisões em relação ao uso apropriado da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas quanto à eficácia e ao custo-efetividade na assistência fisioterapêutica do paciente com disfunções neurológicas - Indicar adequadamente os equipamentos sociais do território e demais serviços dos diferentes níveis de atenção à saúde considerando as necessidades do indivíduo com doenças disfunções neurológicas - Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico, inclusive em língua estrangeira - Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação - Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis - Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente - Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais - Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas e práticas profissionais Atitudes: -  Atuar com protagonismo nas tomadas de decisão - Demonstrar proatividade e criatividade - Estabelecer escuta ativa e qualificada e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas - Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita - Ter autonomia, liderança e visão crítica - Respeitar a diversidade humana nas relações interpessoais - Agir com equidade - Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades - Gerir conflitos - Ser organizado e assíduo

Ementa
Abordagem fisioterapêutica nas disfunções neurológicas, considerando o contexto biopsicossocial e a prática baseada em evidências, nos três níveis de atenção à saúde.

Bibliografia
1. CARR, J. H.; SHEPHERD, R. B. Reabilitação neurológica: otimizando o desempenho motor. Barueri: Manole, 2008. 369 p. 2. LUVIZUTTO, G. J.; SOUZA, L. A. P. S. Reabilitação neurofuncional: teoria e prática. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2022. E-book. 628 p. 3. UMPHRED, D. A. Reabilitação neurológica. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. E-book. 1168 p.

Bibliografia Complementar
1. STROKE FOUNDATION. Clinical Guidelines for Stroke Management. Chapter 5: Rehabilitation.  [recurso eletrônico] Stroke Foundation, 2022. Disponível em: ttps://informme.org.au/guidelines/living-clinical-guidelines-for-stroke-management. 2. CAPATO, TTC. Versão em português da Diretriz Europeia de Fisioterapia para a Doença de Parkinson. 1. ed. São Paulo: Editora e Eventos Omnifarma, 2015. 202 p. 3. SHUMWAY-COOK, A.; WOOLLACOTT, M. H. Controle motor teoria e aplicações práticas. 3. ed. Barueri: Manole, 2010. 633 p. 4. O’SULLIVAN, S. B; SCHMITZ, T. J.; FULK, J. D. Fisioterapia: avaliação e tratamento. 6. ed. Barueri: Editora Manole, 2018. E-book. 1688 p. 5. LEITE, H. R.; LANZA, F. C.; RESENDE, R. A. Questões comentadas em fisioterapia. Rio de Janeiro: MedBook, 2021. E-book. 384 p.
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