Conhecimentos:
- Estudar a abordagem fisioterapêutica nas principais lesões ortopédicas
- Entender aspectos biopsicossociais relacionados às lesões ortopédicas
- Relacionar os conhecimentos do sistema musculoesquelético e da funcionalidade às lesões ortopédicas
- Conhecer e identificar as estratégias de avaliação e intervenção fisioterapêuticas no manejo da pessoa com lesão ortopédica, nos três níveis de atenção à saúde
Habilidades:
- Analisar e aplicar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional na assistência fisioterapêutica ao paciente com lesão ortopédica
- Aplicar as normas de biossegurança de acordo com o nível de risco biológico na assistência fisioterapêutica ao paciente com lesão ortopédica
- Reconhecer ameaças à vida e aplicar princípios básicos para seu suporte na assistência fisioterapêutica ao paciente com lesão ortopédica
- Aplicar os conhecimentos de estruturas e funções do sistema musculoesquelético e do movimento humano articulados ao fazer fisioterapêutico relacionado às lesões ortopédicas
- Realizar estratégias fisioterapêuticas e interprofissionais adequadas às necessidades da pessoa com lesão ortopédica nos três níveis de atenção à saúde, de acordo com o sistema de saúde vigente e as políticas públicas em saúde
- Desenvolver raciocínio clínico pautado no conhecimento científico, na experiência clínica e nas necessidades biopsicossociais da pessoa com lesão ortopédica e da coletividade nos três níveis de atenção à saúde.
- Aplicar estratégias de avaliação fisioterapêutica e interpretar exames complementares para elaborar diagnóstico e planejamento fisioterapêutico da funcionalidade humana na pessoa com lesão ortopédica, considerando suas relações sociais e ambientais
- Elaborar objetivos fisioterapêuticos coerentes com o diagnóstico fisioterapêutico e compartilhados com os pacientes
- Realizar intervenção fisioterapêutica na prevenção, atenuação, recuperação e reabilitação da funcionalidade coerente com o diagnóstico fisioterapêutico estabelecido no âmbito das pessoas com lesão ortopédica
- Aplicar estratégias de gestão do cuidado à saúde e para o autocuidado da pessoa com lesão ortopédica e da família
- Estabelecer prognóstico e alta fisioterapêutica da pessoa com lesão ortopédica
- Tomar decisões em relação ao uso apropriado da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas quanto à eficácia e ao custo-efetividade no âmbito das pessoas com lesão ortopédica
- Indicar adequadamente os equipamentos sociais do território e demais serviços dos diferentes níveis de atenção à saúde considerando as necessidades do indivíduo com lesão ortopédica
- Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico, inclusive em língua estrangeira
- Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis
- Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação
- Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente
- Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais
- Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas e práticas profissionais
Atitudes:
- Ser organizado com documentos, prontuários e equipamentos
- Atuar com protagonismo e criatividade nas tomadas de decisão durante o atendimento fisioterapêutico
- Agir de forma comprometida e responsável, pautado na ética e humanização
- Realizar escuta ativa e qualificada e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, respeitando a diversidade humana nas relações interpessoais e o desejo da pessoa com lesão ortopédica
- Estabelecer comunicação assertiva verbal e não verbal
- Ter autonomia, liderança e visão crítica sobre a avaliação e o tratamento da pessoa com lesão ortopédica
- Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe, de modo interprofissional e colaborativo e gerir conflitos
- Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades
- Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita
- Gerir conflitos
- Ser organizado