Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fisioterapia Traumato-Ortopédica II ( DIS17317 )
Unidade:
Departamento de Fisioterapia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Conhecimentos: - Estudar a abordagem fisioterapêutica nas principais lesões ortopédicas - Entender aspectos biopsicossociais relacionados às lesões ortopédicas - Relacionar os conhecimentos do sistema musculoesquelético e da funcionalidade às lesões ortopédicas - Conhecer e identificar as estratégias de avaliação e intervenção fisioterapêuticas no manejo da pessoa com lesão ortopédica, nos três níveis de atenção à saúde Habilidades:  - Analisar e aplicar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional na assistência fisioterapêutica ao paciente com lesão ortopédica - Aplicar as normas de biossegurança de acordo com o nível de risco biológico na assistência fisioterapêutica ao paciente com lesão ortopédica - Reconhecer ameaças à vida e aplicar princípios básicos para seu suporte na assistência fisioterapêutica ao paciente com lesão ortopédica - Aplicar os conhecimentos de estruturas e funções do sistema musculoesquelético e do movimento humano articulados ao fazer fisioterapêutico relacionado às lesões ortopédicas - Realizar estratégias fisioterapêuticas e interprofissionais adequadas às necessidades da pessoa com lesão ortopédica nos três níveis de atenção à saúde, de acordo com o sistema de saúde vigente e as políticas públicas em saúde - Desenvolver raciocínio clínico pautado no conhecimento científico, na experiência clínica e nas necessidades biopsicossociais da pessoa com lesão ortopédica e da coletividade nos três níveis de atenção à saúde. - Aplicar estratégias de avaliação fisioterapêutica e interpretar exames complementares para elaborar diagnóstico e planejamento fisioterapêutico da funcionalidade humana na pessoa com lesão ortopédica, considerando suas relações sociais e ambientais - Elaborar objetivos fisioterapêuticos coerentes com o diagnóstico fisioterapêutico e compartilhados com os pacientes - Realizar intervenção fisioterapêutica na prevenção, atenuação, recuperação e reabilitação da funcionalidade coerente com o diagnóstico fisioterapêutico estabelecido no âmbito das pessoas com lesão ortopédica - Aplicar estratégias de gestão do cuidado à saúde e para o autocuidado da pessoa com lesão ortopédica e da família - Estabelecer prognóstico e alta fisioterapêutica da pessoa com lesão ortopédica - Tomar decisões em relação ao uso apropriado da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas quanto à eficácia e ao custo-efetividade no âmbito das pessoas com lesão ortopédica - Indicar adequadamente os equipamentos sociais do território e demais serviços dos diferentes níveis de atenção à saúde considerando as necessidades do indivíduo com lesão ortopédica - Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico, inclusive em língua estrangeira - Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis - Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação - Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente - Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais - Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas e práticas profissionais           Atitudes:  - Ser organizado com documentos, prontuários e equipamentos - Atuar com protagonismo e criatividade nas tomadas de decisão durante o atendimento fisioterapêutico - Agir de forma comprometida e responsável, pautado na ética e humanização - Realizar escuta ativa e qualificada e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, respeitando a diversidade humana nas relações interpessoais e o desejo da pessoa com lesão ortopédica - Estabelecer comunicação assertiva verbal e não verbal - Ter autonomia, liderança e visão crítica sobre a avaliação e o tratamento da pessoa com lesão ortopédica - Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe, de modo interprofissional e colaborativo e gerir conflitos - Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades - Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita - Gerir conflitos - Ser organizado

Ementa
Abordagem fisioterapêutica nas condições ortopédicas, nos três níveis de atenção à saúde, considerando o contexto biopsicossocial e a prática baseada em evidências.

Bibliografia
1. VASCONCELOS, G. S.; MAGALHÃES, L. F.; MANSOUR, N. R.; et al. Fisioterapia traumato-ortopédica e esportiva. Porto Alegre: SAGAH, 2021. E-book. 474 p. 2. BARBOSA, R. I.; SILVA, M. F. Fisioterapia traumato-ortopédica. Porto Alegre: Grupo A, 2021. E-book. 272 p. 3. KISNER, C.; ALLEN COLBY, L.; BORSTAD, J. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. 7. ed. Barueri: Manole, 2021. E-book. 1168 p.

Bibliografia Complementar
1. BRUMITT, J.; JOBST, E. E. Casos clínicos em fisioterapia ortopédica. Porto Alegre: SAGAH, 2015. E-book. p. 2. COOK, C. E.; HEGEDUS, E. J. Testes Ortopédicos em Fisioterapia. 2. ed. Barueri: Manole, 2015. E-book. 551 p. 3. DUTTON, M. Fisioterapia Ortopédica. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2010. E-book. 1713 p. 4. VASCONCELOS, G. S.; MANSOUR, N. R.; MAGALHÃES, L. F. Recursos Terapêuticos Manuais. 2. ed. Porto Alegre: Grupo A, 2021. E-book. 238 p. 5. GIANINI, R. J.; BARROS FILHO, T. E. P.; CRISTANTE, A. F.; et al. SOS ortopedia. 2. ed. Baueri: Editora Manole, 2020. E-book. 370 p.
Carregando...