Conhecimentos
- Conhecer os aspectos demográficos e epidemiológicos dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares
- Conhecer a estrutura e a função dos sistemas biológicos e relacionar com os aspectos fisiopatológicos dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, com o contexto biopsicossocial do paciente e com o fazer fisioterapêutico
- Conhecer as estratégias de avaliação, diagnóstico funcional e intervenção fisioterapêuticas para o cuidado dos indivíduos com fatores de risco para doenças cardiovasculares
- Conhecer as legislações pertinentes à ética e a bioética e relacionar à atuação fisioterapêutica no cuidado ao paciente com fatores de risco para doenças cardiovasculares
Habilidades
- Analisar e aplicar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional na assistência fisioterapêutica do paciente com fatores de risco para doenças cardiovasculares
- Aplicar as normas de biossegurança de acordo com o nível de risco biológico na assistência fisioterapêutica do paciente com fatores de risco para doenças cardiovasculares
- Reconhecer ameaças à vida e aplicar princípios básicos para seu suporte na assistência fisioterapêutica ao paciente com fatores de risco para doenças cardiovasculares
- Aplicar os conhecimentos de estruturas e funções dos sistemas cardiovascular e respiratório articulados ao fazer fisioterapêutico relacionado aos fatores de risco para doenças cardiovasculares
- Desenvolver raciocínio clínico pautado no conhecimento científico, na experiência clínica e nas necessidades biopsicossociais da pessoa com fatores de risco para doenças cardiovasculares e da coletividade
- Aplicar estratégias de avaliação fisioterapêutica e interpretar exames complementares para elaborar diagnóstico e planejamento fisioterapêutico da funcionalidade humana na pessoa com fatores de risco para doenças cardiovasculares, considerando suas relações sociais e ambientais
- Elaborar objetivos fisioterapêuticos coerentes com o diagnóstico fisioterapêutico e compartilhados com os pacientes
- Elaborar intervenção fisioterapêutica na prevenção, atenuação, recuperação e reabilitação da funcionalidade coerente com o diagnóstico fisioterapêutico estabelecido no âmbito das pessoas com fatores de risco para doenças cardiovasculares
- Aplicar estratégias de gestão do cuidado à saúde e para o autocuidado da pessoa com fatores de risco para doenças cardiovasculares e da família
- Estabelecer prognóstico e alta fisioterapêutica da pessoa com fatores de risco para doenças cardiovasculares
- Tomar decisões em relação ao uso apropriado da força de trabalho, de equipamentos, de procedimentos e de práticas quanto à eficácia e ao custo-efetividade no âmbito das pessoas com fatores de risco para doenças cardiovasculares
- Indicar adequadamente os equipamentos sociais do território e demais serviços dos diferentes níveis de atenção à saúde considerando as necessidades do indivíduo com fatores de risco para doenças cardiovasculares
- Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico, inclusive em língua estrangeira
- Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis
- Aprimorar a leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação
- Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente
- Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais
- Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas e práticas profissionais
Atitudes
- Atuar de forma ética, humanizada, sustentável, comprometida e responsável, com visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades
- Relacionar-se com os colegas, os docentes, a equipe multiprofissional e a comunidade de forma empática, respeitosa, ética, responsável e humanizada, considerando os aspectos biopsicossociais envolvidos no processo saúde-doença do indivíduo
- Desenvolver escuta ativa e qualificada e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas
- Ter autonomia, liderança e visão crítica
- Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe de modo interprofissional, interdisciplinar e colaborativo
- Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita
- Agir com equidade
- Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades
- Gerir conflitos
- Ser organizado