Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Fisioterapia Pediátrica I ( DIS17312 )
Unidade:
Departamento de Fisioterapia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Conhecimentos - conhecer o desenvolvimento infantil normal e atípico e compreender a influência do contexto biopsicossocial (biológicos, psicossociais, espirituais, atitudinais, culturais, econômicos, políticos, étnico-raciais) - conhecer o desenvolvimento infantil e suas variações nos transtornos do desenvolvimento e suas especificidades no transtorno de espectro autista.   - Conhecer e selecionar medidas de avaliação do desenvolvimento infantil, válidas e confiáveis, para os desfechos participação, atividades e estruturas e funções do corpo, além dos fatores ambientais envolvidos no desempenho do lactente e da criança em desenvolvimento - Conhecer o desenvolvimento do lactente prematuro, saber reconhecer atrasos e deficiências do lactente prematuro e a influência dos fatores ambientais - Saber planejar, com base em evidências científicas, a intervenção fisioterapêutica adequada para promover o desenvolvimento infantil sob todos os aspectos de funcionalidade - Conhecer as intervenções fisioterapêuticas precoce baseadas em evidências para a criança com risco de atraso ou incapacidade - Conhecer as legislações pertinentes à ética e a bioética e relacionar com a atuação fisioterapêutica na criança em desenvolvimento Habilidades - Analisar e aplicar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional na assistência fisioterapêutica ao paciente infantil - Aplicar as normas de biossegurança de acordo com o nível de risco biológico na assistência fisioterapêutica ao paciente infantil - Reconhecer ameaças à vida e aplicar princípios básicos para seu suporte na assistência fisioterapêutica ao paciente infantil - Aplicar os conhecimentos de estruturas e funções dos sistemas biológicos e do movimento humano articulados ao fazer fisioterapêutico relacionado ao desenvolvimento infantil normal e atípico - Propor estratégias fisioterapêuticas e interprofissionais adequadas às necessidades do lactente e da criança em desenvolvimento nos três níveis de atenção à saúde, de acordo com o sistema de saúde vigente e as políticas públicas em saúde - Desenvolver raciocínio clínico pautado no conhecimento científico, na experiência clínica e nas necessidades biopsicossociais do lactente e da criança em desenvolvimento e da coletividade nos três níveis de atenção à saúde - Aplicar estratégias de avaliação fisioterapêutica e interpretar exames complementares para elaborar diagnóstico e planejamento fisioterapêutico da funcionalidade humana do lactente e da criança em desenvolvimento, considerando suas relações sociais e ambientais - Elaborar objetivos fisioterapêuticos coerentes com o diagnóstico fisioterapêutico e compartilhados com os pacientes e a família - Elaborar intervenção fisioterapêutica na prevenção, atenuação, recuperação e reabilitação da funcionalidade coerente com o diagnóstico fisioterapêutico estabelecido no âmbito do lactente e da criança em desenvolvimento - Elaborar estratégias de gestão do cuidado à saúde e para o autocuidado do lactente e da criança em desenvolvimento e da família - Estabelecer prognóstico e alta fisioterapêutica do lactente e da criança em desenvolvimento - Tomar decisões em relação ao uso apropriado da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas quanto à eficácia e ao custo-efetividade na assistência fisioterapêutica ao paciente infantil - Indicar adequadamente os equipamentos sociais do território e demais serviços dos diferentes níveis de atenção à saúde considerando as necessidades do lactente e da criança em desenvolvimento . - Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico, inclusive em língua estrangeira - Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis - Aprimorar a leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação - Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente - Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais - Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas e práticas profissionais - Manejar situações e comportamentos característicos do transtorno de aspectro autista. Atitudes - Atuar de forma ética, humanizada, sustentável, comprometida, organizada e responsável, com visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades - Atuar de forma empática com a criança e a família, além de trabalhar em colaboração com os mesmos na definição das metas terapêuticas e escolha das intervenções - Relacionar-se com os colegas, pacientes e equipe multiprofissional de forma empática, respeitosa, coerente, prudente, responsável e humanizada, considerando os aspectos biopsicossociais, éticos e de legislação - Desenvolver escuta ativa e qualificada, e comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita - Mostrar autonomia e visão crítica nos estudos e pesquisas - Colaborar com os colegas na construção dos conhecimentos

Ementa
Estudo do desenvolvimento infantil normal no contexto biopsicossocial; avaliação do desenvolvimento infantil e de fatores ambientais; estudo do desenvolvimento infantil atípico e de intervenção fisioterapêutica precoce baseada em evidência científica

Bibliografia
1. GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. São Paulo: AMGH, 2013. E-book. 484 p. 2. SILVA, J. V.; SILVA, M. H.; GONÇALVES, P. S.; et al. Crescimento e desenvolvimento humano e aprendizagem motora. Porto Alegre: SAGAH, 2018. E-book. 312 p. 3.    ROGERS, S. J.; DAWSON, G. Intervenção precoce em crianças com autismo: modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas, Ltda, 2014.

Bibliografia Complementar
1. TANI, G. Comportamento motor: conceitos, estudos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. E-book. 271 p. 2.    BEE, H.; BOYD, D. A criançaem desenvolvimento. São Paulo: ArtMed, 2011. E-book. 567 p. 3. TUDELLA, E.; FORMIGA, C. K. M. R. Fisioterapia neuropediátrica: abordagem biopsicossocial. São Paulo: Editora Manole, 2021. E-book. 997 p. 4. POUNTNEY, T. E. Fisioterapia pediátrica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. xiv, 372 p.  5. BRASIL, Ministério da Saúde. Desenvolvimento neuropsicomotor, sinais de alerta e estimulação precoce: um guia para profissionais de saúde e educação. Ministério da Saúde, Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada, Hospital da Criança de Brasília José Alencar. [recurso eletrônico] Brasília: Ministério da Saúde, 2023.195 p. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/biblioteca/visualizar/MjE3Mw
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