Conhecimentos
- conhecer o desenvolvimento infantil normal e atípico e compreender a influência do contexto biopsicossocial (biológicos, psicossociais, espirituais, atitudinais, culturais, econômicos, políticos, étnico-raciais)
- conhecer o desenvolvimento infantil e suas variações nos transtornos do desenvolvimento e suas especificidades no transtorno de espectro autista.
- Conhecer e selecionar medidas de avaliação do desenvolvimento infantil, válidas e confiáveis, para os desfechos participação, atividades e estruturas e funções do corpo, além dos fatores ambientais envolvidos no desempenho do lactente e da criança em desenvolvimento
- Conhecer o desenvolvimento do lactente prematuro, saber reconhecer atrasos e deficiências do lactente prematuro e a influência dos fatores ambientais
- Saber planejar, com base em evidências científicas, a intervenção fisioterapêutica adequada para promover o desenvolvimento infantil sob todos os aspectos de funcionalidade
- Conhecer as intervenções fisioterapêuticas precoce baseadas em evidências para a criança com risco de atraso ou incapacidade
- Conhecer as legislações pertinentes à ética e a bioética e relacionar com a atuação fisioterapêutica na criança em desenvolvimento
Habilidades
- Analisar e aplicar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional na assistência fisioterapêutica ao paciente infantil
- Aplicar as normas de biossegurança de acordo com o nível de risco biológico na assistência fisioterapêutica ao paciente infantil
- Reconhecer ameaças à vida e aplicar princípios básicos para seu suporte na assistência fisioterapêutica ao paciente infantil
- Aplicar os conhecimentos de estruturas e funções dos sistemas biológicos e do movimento humano articulados ao fazer fisioterapêutico relacionado ao desenvolvimento infantil normal e atípico
- Propor estratégias fisioterapêuticas e interprofissionais adequadas às necessidades do lactente e da criança em desenvolvimento nos três níveis de atenção à saúde, de acordo com o sistema de saúde vigente e as políticas públicas em saúde
- Desenvolver raciocínio clínico pautado no conhecimento científico, na experiência clínica e nas necessidades biopsicossociais do lactente e da criança em desenvolvimento e da coletividade nos três níveis de atenção à saúde
- Aplicar estratégias de avaliação fisioterapêutica e interpretar exames complementares para elaborar diagnóstico e planejamento fisioterapêutico da funcionalidade humana do lactente e da criança em desenvolvimento, considerando suas relações sociais e ambientais
- Elaborar objetivos fisioterapêuticos coerentes com o diagnóstico fisioterapêutico e compartilhados com os pacientes e a família
- Elaborar intervenção fisioterapêutica na prevenção, atenuação, recuperação e reabilitação da funcionalidade coerente com o diagnóstico fisioterapêutico estabelecido no âmbito do lactente e da criança em desenvolvimento
- Elaborar estratégias de gestão do cuidado à saúde e para o autocuidado do lactente e da criança em desenvolvimento e da família
- Estabelecer prognóstico e alta fisioterapêutica do lactente e da criança em desenvolvimento
- Tomar decisões em relação ao uso apropriado da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas quanto à eficácia e ao custo-efetividade na assistência fisioterapêutica ao paciente infantil
- Indicar adequadamente os equipamentos sociais do território e demais serviços dos diferentes níveis de atenção à saúde considerando as necessidades do lactente e da criança em desenvolvimento .
- Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico, inclusive em língua estrangeira
- Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis
- Aprimorar a leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação
- Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente
- Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais
- Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas e práticas profissionais
- Manejar situações e comportamentos característicos do transtorno de aspectro autista.
Atitudes
- Atuar de forma ética, humanizada, sustentável, comprometida, organizada e responsável, com visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades
- Atuar de forma empática com a criança e a família, além de trabalhar em colaboração com os mesmos na definição das metas terapêuticas e escolha das intervenções
- Relacionar-se com os colegas, pacientes e equipe multiprofissional de forma empática, respeitosa, coerente, prudente, responsável e humanizada, considerando os aspectos biopsicossociais, éticos e de legislação
- Desenvolver escuta ativa e qualificada, e comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita
- Mostrar autonomia e visão crítica nos estudos e pesquisas
- Colaborar com os colegas na construção dos conhecimentos