Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Farmacologia ( TES17309 )
Unidade:
Departamento de Ciências Fisiológicas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Conhecimentos - Entender os princípios do uso de fármacos no contexto do modelo biopsicossocial - Compreender os mecanismos de ação dos fármacos que modulam o sistema nervoso, o sistema nervoso autônomo, o sistema cardiovascular, o sistema endócrino, e o impacto nas diferentes condições de saúde - Relacionar funções e as estruturas corporais com a farmacocinética e a farmacodinâmica dos medicamentos, considerando o modelo biopsicossocial - Relacionar os conhecimentos sobre os fármacos com as estruturas e funções do sistema musculoesquelético - Reconhecer potenciais efeitos adversos e ameaças à vida induzidos por fármacos e suas interações medicamentosas - Relacionar determinantes demográficos/sociais e seu impacto na utilização de fármacos e na funcionalidade do indivíduo - Indicar adequadamente os equipamentos sociais do território e demais serviços relacionados a disponibilidade de medicamentos nos diferentes níveis de atenção à saúde considerando as necessidades do indivíduo. Habilidades - Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico, inclusive em língua estrangeira - Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação - Desenvolver raciocínio lógico e coerente das situações que envolvam o uso dos fármacos no contexto biopsicossocial - Considerar os medicamentos em uso pelo indivíduo no planejamento das intervenções fisioterapêuticas, incluindo as práticas integrativas e complementares em saúde, nos três níveis de atenção à saúde - Realizar a identificação dos efeitos provocados pelo fármaco nos sintomas da condição de base do indivíduo - Articular estratégias para identificar as possíveis interações entre fármacos; - Realizar a identificação das classes farmacológicas, das quais o paciente faz uso - Aplicar estratégias de verificação se as terapias farmacológicas às quais o paciente está submetido estão surtindo os efeitos esperados - Realizar ações educativas e elaborar um plano de orientação com relação ao uso de fármacos e a condição biopsicossocial do indivíduo - Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais - Atuar em equipe de forma colaborativa, interprofissional e interdisciplinar - Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis - Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente - Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas - Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita - Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional Atitudes - Desenvolver escuta ativa e qualificada, acolhendo as queixas do paciente, elucidando/diferenciando os efeitos provocados pelo fármaco dos sintomas da condição de base e orientar o uso racional de fármacos - Avaliar a adequação do uso de fármacos à realidade do paciente através da escuta ativa e empática de suas manifestações - Demonstrar a capacidade de trabalhar em equipe durante a realização de atividades em grupo em sala de aula - Respeitar a diversidade de opiniões e valores interpessoais - Agir de forma ética, coerente, prudente e razoável considerando os aspectos biopsicossociais e características da terapia farmacológica em pacientes fisioterápicos - Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita - Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades - Gerir conflitos - Ser organizado

Ementa
Estudo dos princípios gerais de Farmacologia e suas repercussões na funcionalidade humana.

Bibliografia
1. KATZUNG, B. G.; VANDERAH, T. W. Farmacologia básica e clínica. 15. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2022. E-book. 1328 p. 2. RITTER, J.; FLOWER, R.; HENDERSON, G.; et al. RANG & Dale Farmacologia. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020. E-book. 808 p. 3. PANUS, P. C.; JOBST, E. E.; MASTERS, S. B.; et al. Farmacologia para fisioterapeutas. Porto Alegre: AMGH, 2011. E-book. 549 p.

Bibliografia Complementar
1. GOLAN, D. E.; TASHJIAN JR, A. H.; ARMSTRONG, E. J. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. E-book. 972 p. 2. BRUNTON, L. L.; HILAL-DANDAN, R.; KNOLLMANN, B. C. As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman e Gilman. 13. ed. Porto Alegre: AMGH, 2018, E-book. 1760 p. 3. WHALEN, K.; FINKEL, R.; PANAVELIL, T. A. Farmacologia ilustrada. 6. Porto Alegre: ArtMed, 2016. E-book. 680 p. 4. FUCHS, F. D.; WANNMACHER, L. Farmacologia clínica e terapêutica. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. E-book. 852 p. 5. STEPHEN M. S. Psicofarmacologia - Bases Neurocientíficas e Aplicações Práticas. 4. ed. 2014. E-book. 568 p.
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