Conhecimentos
- Entender os princípios do uso de fármacos no contexto do modelo biopsicossocial
- Compreender os mecanismos de ação dos fármacos que modulam o sistema nervoso, o sistema nervoso autônomo, o sistema cardiovascular, o sistema endócrino, e o impacto nas diferentes condições de saúde
- Relacionar funções e as estruturas corporais com a farmacocinética e a farmacodinâmica dos medicamentos, considerando o modelo biopsicossocial
- Relacionar os conhecimentos sobre os fármacos com as estruturas e funções do sistema musculoesquelético
- Reconhecer potenciais efeitos adversos e ameaças à vida induzidos por fármacos e suas interações medicamentosas
- Relacionar determinantes demográficos/sociais e seu impacto na utilização de fármacos e na funcionalidade do indivíduo
- Indicar adequadamente os equipamentos sociais do território e demais serviços relacionados a disponibilidade de medicamentos nos diferentes níveis de atenção à saúde considerando as necessidades do indivíduo.
Habilidades
- Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico, inclusive em língua estrangeira
- Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação
- Desenvolver raciocínio lógico e coerente das situações que envolvam o uso dos fármacos no contexto biopsicossocial
- Considerar os medicamentos em uso pelo indivíduo no planejamento das intervenções fisioterapêuticas, incluindo as práticas integrativas e complementares em saúde, nos três níveis de atenção à saúde
- Realizar a identificação dos efeitos provocados pelo fármaco nos sintomas da condição de base do indivíduo
- Articular estratégias para identificar as possíveis interações entre fármacos;
- Realizar a identificação das classes farmacológicas, das quais o paciente faz uso
- Aplicar estratégias de verificação se as terapias farmacológicas às quais o paciente está submetido estão surtindo os efeitos esperados
- Realizar ações educativas e elaborar um plano de orientação com relação ao uso de fármacos e a condição biopsicossocial do indivíduo
- Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais
- Atuar em equipe de forma colaborativa, interprofissional e interdisciplinar
- Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis
- Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente
- Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas
- Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita
- Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional
Atitudes
- Desenvolver escuta ativa e qualificada, acolhendo as queixas do paciente, elucidando/diferenciando os efeitos provocados pelo fármaco dos sintomas da condição de base e orientar o uso racional de fármacos
- Avaliar a adequação do uso de fármacos à realidade do paciente através da escuta ativa e empática de suas manifestações
- Demonstrar a capacidade de trabalhar em equipe durante a realização de atividades em grupo em sala de aula
- Respeitar a diversidade de opiniões e valores interpessoais
- Agir de forma ética, coerente, prudente e razoável considerando os aspectos biopsicossociais e características da terapia farmacológica em pacientes fisioterápicos
- Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita
- Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades
- Gerir conflitos
- Ser organizado