Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Termoeletrofoterapia ( DIS17308 )
Unidade:
Departamento de Fisioterapia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Conhecimentos - Entender os princípios físicos, os efeitos fisiológicos e a classificação dos agentes termoeletrofototerapêuticos - Compreender as indicações e contraindicações dos recursos termoeletrofototerapêuticos, considerando o contexto biopsicossocial Habilidades - Desenvolver raciocínio clínico pautado no conhecimento científico, na experiência clínica e nas necessidades biopsicossociais da pessoa na aplicação da termoeletrofototerapia - Avaliar as indicações e contraindicações dos agentes físicos - Selecionar e aplicar os recursos termoeletrofototerapêuticos, considerando questões clínicas, científicas e biopsicossociais - Tomar decisões em relação ao uso apropriado da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas quanto à eficácia e ao custo-efetividade - Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis - Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente - Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico - Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação - Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas Atitudes - Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional - Valorizar a participação ativa no processo de construção e apropriação dos saberes desenvolvidos na disciplina - Ter responsabilidade e compromisso quanto à sua própria formação, autonomia, à necessidade da prática repetida e aprimoramento continuado tanto teórico quanto prático na termoeletrofototerapia - Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe de modo interprofissional, interdisciplinar e colaborativo - Estar sensibilizado e comprometido com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o, tanto nos ambientes intra e extramuros da universidade - Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades - Zelar pelos materiais do laboratório de atividades práticas, das salas de aula teóricas, bem como acatar as diretrizes para o vestuário adequado para as atividades propostas na cinesioterapia - Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita - Gerir conflitos - Ser organizado    

Ementa
Estudo dos princípios, efeitos e aplicações dos agentes termoeletrofototerapêuticos no atendimento fisioterapêutico.

Bibliografia
  1. LIEBANO, R. E. Eletroterapia aplicada à reabilitação dos fundamentos às evidências. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2021. E-book. 190 p. 2. ROBINSON, A. J.; SNYDER-MACKLER, L. Eletrofisiologia clínica: eletroterapia e teste eletrofisiológico. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 559 p. 3. VAL, R.; WARD, A. Eletroterapia explicada: princípios e prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.501 p.

Bibliografia Complementar
1. FERREIRA, T. V. Tópicos especiais em recursos terapêuticos no esporte. São Paulo: Platos Soluções Educacionais, 2021. E-book. 67 p. 2. STARKEY, C. Recursos terapêuticos em fisioterapia. 4. ed. Barueri: Manole, 2017. E-book. 464 p. 3. KITCHEN, S. Eletroterapia: prática baseada em evidências. 11. ed. Barueri: Manole, 2003. 48 p. 4. AGNE, J. E. Eletrotermoterapia: teoria e prática. Santa Maria: Orium, 2004. 365 p. 5.  SGUAZZARDI, I. M. M. U. Biofísica. São Paulo: Editora Pearson, 2016. E-book.  167 p.  
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