Conhecimentos
- Conhecer os processos de alteração em nível celular e humoral e seus reflexos no funcionamento do organismo e em processos de reconhecimento de patógenos
- Compreender as alterações circulatórias, seu desenvolvimento e repercussões
- Caracterizar o processo inflamatório e suas relações com os diferentes sistemas envolvidos, seus objetivos e mecanismos, bem como nos processos de autoimunidade e lesão tecidual
- Compreender os distúrbios de crescimento, diferenciação e proliferação celulares, caracterizando as neoplasias e a evolução do câncer
- Caracterizar as alterações ligadas ao depósito de materiais, seu contexto clínico-patológico e reflexos no organismo
- Descrever a morfofisiologia dos sistemas imunológico e hematopoiético
- Explicar as reações de hipersensibilidade, tolerância imunológica e as relações com os microrganismos
- Compreender o papel de agentes imunomoduladores sobre os mecanismos fisiopatológicos
- Relacionar os efeitos dos esforços físicos sobre o sistema imunológico e suas prováveis consequências no organismo
- Relacionar os aspectos biopsicossociais do ser humano com o processo de saúde-doença nas suas múltiplas determinações
- Analisar os determinantes sociais e ambientais de saúde da população no processo saúde-doença
Habilidades
- Analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações
- Interpretar e construir figuras, gráficos e tabelas
- Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico, inclusive em língua estrangeira
- Conectar os processos patológicos aos problemas de saúde e comportamento encontrados a todo momento em nosso meio social
- Compreender o entorno socioambiental e como atuar sobre ele no processo saúde-doença e suas múltiplas determinações
- Localizar, acessar e utilizar bem as informações acumuladas
- Planejar, trabalhar e decidir individualmente e coletivamente, compartilhando informações e traçando planos de ação
- Aplicar as bases morfológicas (macro e microscópicas) para deduzir as alterações fisiopatológicas nos diferentes órgãos
- Correlacionar as lesões com as manifestações clínicas e evolução das doenças
- Compreender os mecanismos de resposta frente às infecções, bem como os mecanismos de resistência e evasão dos patógenos frente ao sistema imunológico
- Interpretar respostas imunológicas frente a diferentes protocolos de exercícios físicos e diferenças interindividuais
- Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais
- Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis
- Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente
- Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico, inclusive em língua estrangeira
- Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação
- Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas
- Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita
- Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional nas ações de saúde
Atitudes
- Dominar a leitura e a escrita de termos específicos da área, de modo a resolver situações-problema
- Demonstrar senso crítico e discernimento para que possa lidar de forma eficiente com situações que exijam rápida solução
- Desenvolver capacidade crítica/reflexiva para compreender os aspectos biopsicossociais do ser humano e sua relação no processo saúde-doença
- Ser ético, humanizado, comprometido e responsável durante a interpretação dos processos de saúde e doença
- Desenvolver e utilizar comunicação assertiva em ambiente de ensino-aprendizagem, em discussões e com os pares e professores
- Gerir conflitos
- Ser organizado